Que a dupla Martine Grael e Kahena Kunze é a melhor do mundo, ninguém duvidava. Desde que começaram a velejar na classe 49er FX as duas tem conquistados diversos títulos internacionais. E para comprovar o alto nível, as meninas receberam nesta terça-feira (4) o prêmio Isaf Rolex Melhor Velejador do Mundo. O prêmio foi entregue pela Federação Internacional (Isaf), que reconheceu todo o esforço delas neste último ano.
“Este prêmio é o reconhecimento por um ano maravilhoso que tivemos. Estamos muito felizes e está sendo muito difícil encontrar as palavras para expressar nossos sentimentos”, disse Martine. “Estamos muito felizes! Só de fazer parte desta cerimônia, cercada por todas estas pessoas, ganhamos a noite! Este prêmio significa muito e não estamos conseguindo tirar o sorriso das nossas caras”, completou Kahena.
Martine e Kahena são líderes do ranking mundial desde novembro do ano passado e só em 2014 conquistaram nada menos que seis títulos internacionais, sendo o último o Mundial, disputado na Espanha. Esta é a quarta vez que um brasileiro é eleito melhor velejador do mundo desde 1994, quando foi entregue pela primeira vez. Antes da dupla, Robert Scheidt havia vencido em 2001 e 2004 e Torben Grael, pai de Martine, em 2009.
Estavam concorrendo com as meninas a francesa Charline Picón, da prancha a vela, e a kitesurfista ingelsa Steph Bridge. Entre os homens o vencedor foi o australiano James Spithill. Martine e Kahena estão em plena campanha para os Jogos do Rio 2016 e contam com o apoio da CBVela nesta jornada. A CBVela tem patrocínio do Bradesco através da lei de incentivo ao esporte e conta com a Slam como fornecedora oficial.