A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) realizou, nesta terça-feira (19), na sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, no Recife, a prova extra de Capitão Amador. Ao todo, 51 pessoas se inscreveram para a prova.

Este ano, a prova de Capitão Amador ganhou uma importância especial depois que a Marinha determinou a obrigatoriedade da habilitação para todos os comandantes de tripulação que participarão da 26ª Regata Recife/Fernando de Noronha (Refeno), que será realizada dia 27 de setembro, com largada no Marco Zero do Recife.

É importante lembrar que ao longo do ano a Marinha realiza apenas duas provas de Capitão Amador em todo Brasil, nos meses de abril e outubro. “Conseguimos ter esta terceira aqui no Recife, no Cabanga por conta da Refeno”, comentou Marcos Medeiros, comodoro do Cabanga.

O candidato aprovado no exame de Capitão Amador poderá pilotar qualquer embarcação, sem fins comercias, seja de vela ou de motor em águas oceânicas. Os requisitos mínimos exigidos para prestar o exame de Capitão Amador é estar habilitado como Mestre Amador e ter acima de 21 anos. A habilitação de Capitão Amador tem validade nacional e internacional e só precisa ser renovada de dez em dez anos.