A Marinha do Brasil comemora no próximo dia 11 de junho, em todo o território nacional, o 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, um dos mais importantes fatos da História do Brasil: a vitória da Esquadra Brasileira sobre as forças navais paraguaias, início da retomada da soberania brasileira sobre os estados do Mato Grosso e Rio Grande do Sul, invadidos em 1864. Esta Batalha foi uma vitória decisiva das forças brasileiras sobre o inimigo paraguaio, resultando não apenas na destruição do adversário como força de combate eficaz, mas, principalmente, assegurando a supremacia da Marinha brasileira durante o restante do conflito através de um embate clássico entre as duas forças navais.

Em Pernambuco, para comemorar a honra dos bravos marinheiros que, em defesa de seus ideais, garantiram a livre navegação da Bacia do Prata, e um desfecho final favorável para o conflito, será realizada no dia 10 de junho, a Regata Batalha Naval do Riachuelo, promovida pela Capitania dos Portos de Pernambuco, com largada no Marco Zero, Recife Antigo, às 10h, e posterior premiação no Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

As inscrições estão abertas e sendo realizadas no próprio Cabanga, ao valor de R$ 20 reais por tripulante. Toda verba arrecadada será revertida em cestas básicas que posteriormente serão distribuídas entre instituições carentes da região metropolitana do Recife. Podem se inscrever velejadores nas classes RGS-A, RGS-B, RGS-R, Multicasco Catamarã, Multicasco Trimarã, Snipe, Snipe B e Optimist. O Aviso de Regata já está publicado no site do clube pelo www.cabanga.com.br.       

No dia 12 de junho, também será realizada uma cerimônia cívico-militar na Escola de Aprendizes-Marinheiro, às 10h. Nesta solenidade, participarão autoridades militares e civis da sociedade local. Trata-se de uma cerimônia de grande significado, homenageando o Almirante Barroso, “Herói da Pátria”, bem como, aqueles que perderam suas vidas na defesa de nosso território, a exemplo do Guarda-Marinha Greenhalgh e do Marinheiro Marcílio Dias.