Os velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco brilharam no primeiro dia da Copa Brasil Estreante, que está sendo realizada na raia da Praia do Flamengo/Escola Naval, na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro. A competição, que reúne 65 atletas de Optimist, prossegue neste sábado (10) com mais duas provas.

Após duas regatas realizadas nesta sexta-feira (9), Marina da Fonte, 12 anos, ocupa a primeira posição na categoria infantil feminino e o quarto lugar geral. João Cardoso, de apenas 8 anos, ocupa o segundo lugar no mirim masculino e a oitava posição geral. A terceira representante de Pernambuco, Luísa Vasconcelos, teve problemas na segunda regata do dia e terminou o dia na 46ª posição geral.

Marina da Fonte foi a destaque na primeira regata do dia. A velejadora do Cabanga teve uma atuação perfeita e venceu a primeira regata, seguida por João Cardoso, outro pernambucano, que ficou em segundo. Na segunda regata do dia, Marina tirou um décimo lugar e João Cardoso um 18º. É importante lembrar que após seis regatas será descartado o pior resultado de cada velejador.

COPA
A Copa Brasil Estreante, voltada para velejadores que não tenha participado de qualquer regata oficial da classe antes de 31 de janeiro de 2014 e nem de nenhuma Copa Brasil de Optimist, antecede o Campeonato Brasileiro de Optimist, que será realizado no mesmo local, de 12 a 18 de janeiro.

A Copa Brasil Estreante será composta de até seis regatas. Com a realização de seis regatas haverá um descarte do pior resultado de cada velejador na competição. Assim como no Brasileiro, a disputa será na categoria geral, mirim, infantil e juvenil, tanto no masculino quanto no feminino.