O Campeonato Sul-Americano de Optimist, disputado desde a última quarta-feira (26) em Encarnación, no Paraguai, chegou ao fim neste domingo (30). Na ocasião, 15 velejadores estiveram representando o Brasil.
Entre as meninas brasileiras, a velejadora do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Marina da Fonte, foi a que melhor representou o time verde-amarelo na competição. A peruana Florência Chiarella ficou com o título geral da competição. Da delegação brasileira, Marina da Fonte terminou como quarta melhor.
A pernambucana Júlia Ollivier, que também é atleta do Cabanga, foi a segunda melhor brasileira na classificação da flotilha amarela, encerrando o campeonato na 64ª colocação no ranking geral. Na flotilha azul, Letícia Lira foi a 22ª, sendo a 3ª melhor atleta brasileira no geral.
Os velejadores do País mais bem colocados no Sul-Americano foram Leonardo Crespo (30º), Mathias Crespo (35º) e Germano Santos (38º). O campeonato, disputado no Rio Paraná, na divisa entre Paraguai e Argentina, foi conquistado por Florencia Chianrella, do Peru.