A história da vela pernambucana ganhará mais um capítulo a partir da próxima semana. A velejadora do Cabanga Marina da Fonte embarca, nesta sexta-feira (13), para o Texas, nos Estados Unidos, onde disputará Campeonato Mundial da Juventude, de 14 a 25 de julho, na classe 420. A atleta será a primeira representante do Estado na competição.
Marina da Fonte conquistou a vaga, ao lado da baiana Marina Arndt, ao terminar o Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela, na Bahia, em junho, no primeiro lugar feminino e no terceiro lugar geral. Agora, em um dos maiores torneios de vela jovem do mundo, a pernambucana tentará surpreender novamente e subir mais um degrau na classe que ela iniciou há pouco tempo.
“O Mundial da Juventude é formado por atletas com potencial olímpico. Então, é um campeonato muito importante e disputado. O nível de dificuldade é maior e Marina ainda tem pouca experiência, falta tempo no barco e entrosamento com a dupla. Por isso, não posso falar que ela é favorita. Mas, com o talento que tem, pode surpreender e trazer um bom resultado, assim como foi no Campeonato Brasileiro. Mas, o mais importante, será a experiência que ela terá para evoluir na classe 420. Ela está há pouco tempo nessa classe”, explicou o técnico do Cabanga Edival Júnior.
O Brasil terá doze atletas na competição (seis meninas e seis meninos) comandados pelo coordenador técnico uruguaio Juan Ignacio Sienra, contratado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). A equipe nacional disputará nas classes RS:X (masc. e fem.), 420 (masc. e fem.), Laser Radial (masc. e fem.) e 29er (masc. e fem) com um total de dez regatas em cada.