A sede de Maria Farinha do Cabanga Iate Clube de Pernambuco recebeu, no último domingo (09/09), o 18º aniversário de fundação da Flotilha Dingue Pernambuco. A comemoração serviu como uma confraternização entre os praticantes desta classe da vela, com uma gincana que envolveu todos os presentes e o grande vencedor foi o barco Major Tom, com Francisco Andrade e Luciana Raposo.

O resultado final da gincana foi decidido pelo número de optimists arrecadados. Apesar de o barco Aichach (René/Sofia Hutzler) ter somado mais pontos (48), o Major Tom (Francisco Andrade e Luciana Raposo), com 42, ganhou outros 16 pontos como bônus e conquistou o título. O terceiro lugar ficou com o Ver o Mar (Rodrigo Samico e Fábio Pereira).

O formato adotado na comemoração deste ano foi o mesmo de 2017. Na gincana, três botes infláveis e dois optimists (cascos) foram espalhados em locais fixos pelo Rio Timbó, que banha a sede de Maria Farinha. Os infláveis valiam de 1 a 3 pontos, já os cascos poderiam somar ou subtrair no valor arrecadado. Duas bolas-coringas também estavam espalhadas pelo rio, dando a quem pegasse o poder de tirar pontos dos adversários.

Outros dois eventos da classe Dingue completam o calendário de 2018 da categoria em Pernambuco. Na próxima sexta-feira (14/09), será realizado a 3ª Etapa do Campeonato Pernambucano, em Maria Marinha. Já a 4ª etapa acontece no dia 4 de novembro, também na sede do Cabanga.

Algumas embarcações pernambucanas ainda irão competir este ano no XXXIII Campeonato Brasileiro da classe, entre os dias 15 a 18 de novembro, em Brasília.