Velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Lucas Sant’Anna embarcou para o Rio de Janeiro, onde vai disputar o Campeonato Sul-Americano de Optimist, de 8 a 15 de outubro. Da flotilha pernambucana de Optimist, o atleta inicia sua missão nas águas cariocas a partir deste sábado (08/10), no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), sede de uma das maiores competições do continente. 

O Sul-Americano de Optimist movimenta 165 velejadores da Argentina, Bahamas, Bermudas, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. O Brasil tem a maior delegação, reunindo 40 atletas com idades entre 12 e 15 anos. A competição é realizada pelo ICRJ, com a coordenação técnica da Internacional Optimist Dingue Association (IODA) e o apoio da Associação Brasileira da Classe Optimist (OptiBRA) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). 

O Cabanga destaca que a classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist. 

A classificação de Lucas Sant’Anna para as competições internacionais foi conquistada após os resultados obtidos no Campeonato Brasileiro de Optimist, disputado em janeiro deste ano em Maria Farinha/PE, na subsede do Cabanga, no Litoral Norte de Pernambuco, e na Seletiva de Optimist, que aconteceu em março deste ano na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê, bairro de Florianópolis/SC. Cada competição contou com doze regatas. Somaram-se os pontos dos dois eventos e cada velejador (a) descartou o pior resultado em cada uma delas. Desta forma, foram somadas onze regatas do Brasileiro e onze regatas da Seletiva. 

Norte-Americano

Também a nível internacional, Lucas estará no Campeonato Norte-Americano, em Nassau, capital de Bahamas, de 13 e 20 de novembro.