A tradicional Regata Recife-Fernando de Noronha, que neste ano chega a sua 30ª edição, foi incluída no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Pernambuco. Na última sexta-feira (25), o Diário Oficial do Estado de Pernambuco publicou a inclusão da regata na Lei que trata do assunto.

Com a inclusão, a maior regata oceânica da América Latina, realizada todo último sábado de setembro, passa a integrar os grandes eventos turísticos de Pernambuco. A solicitação da autoria foi do deputado Bispo Ossesio Silva (PRB).

Este ano, a Refeno terá uma edição histórica. Além dos 30 anos da Regata, a competição esportiva comemora os 30 anos de criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, 30 anos da anexação do Arquipélago de Fernando de Noronha ao Estado de Pernambuco e os 100 anos do Porto Organizado do Recife. Mais que uma simples competição, a Refeno também contará com feira náutica, cursos técnicos, exposições temáticas, praça de alimentação, shows e muita diversão.

Assim como cuida do meio ambiente, a organização da Regata Recife-Fernando de Noronha também investe em ações sociais. A regata oferecerá atendimento médico especializado gratuito em Fernando de Noronha, prestado pelos velejadores participantes, e realizará ação em instituições beneficentes do Arquipélago – como creche e escola regular.

A histórica edição da Refeno deste ano será realizada no dia 29 de setembro. A partida está marcada para o Marco Zero do Recife com chegada no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha. O percurso total da travessia é de 292 milhas náuticas, o equivalente a 545 quilômetros.