O Lais de Guia é um dos barcos pernambucanos inscritos na 34ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). E o veleiro, do comandante Fernando Kaltenbach, se destaca por ter uma tripulação polidisciplinar, como destaca o próprio capitão.
“Temos uma tripulação notável por sua diversidade e expertise polidisciplinar. Temos engenheiro, médico, advogado e marítimo. Essa variedade permite que o Lais de Guia enfrente qualquer desafio”, disse Fernando Kaltenbach.
A tripulação do veleiro pernambucano conta com Dennis Nunes, Marcelo Machado e Zeneudo Luna Machado Júnior.
O comandante, aliás, tem uma vasta experiência em travessias para Fernando de Noronha. Ele fez o percurso 38 vezes, sendo quatro delas pela Refeno.
Na última edição da regata, o Lais de Guia foi vice-campeão na categoria Catamarã A. E vai tentar buscar um resultado melhor em 2023.
“O nosso catamarã está muito bem equipado. Oferece muita estabilidade e conforto. Seja qual for o desafio que a Refeno 2023 apresente, o Lais de Guia e sua tripulação estão determinados a superar o seu melhor tempo. Velejando com habilidade, temos todas as condições para alcançar um desempenho impressionante e fazer bonito neste ano”, completou.
A Refeno é um grande encontro entre os velejadores do Brasil e do exterior, e foi realizada pela primeira vez em 1986. O percurso do Marco Zero do Recife até a ilha de Fernando de Noronha, com a linha de chegada no Mirante Boldró, tem um total de 300 milhas náuticas, equivalente a 560 km. A partida da 34ª edição da maior regata oceânica da América Latina será no dia 23 de setembro.