A tradicional Regata Vicente Pinzón-Vila Galé tem um novo campeão. A embarcação Kaka MauMau, da classe Mocra Cruzeiro, faturou o Fita Azul ao terminar em primeiro lugar geral com o tempo de 2h54min40s. A partida aconteceu na manhã do último domingo (6), no Vila Galé Eco Resort do Cabo, com destino ao Março Zero do Recife, concluindo o percurso de um total de 48 quilômetros, aproximadamente 25 milhas náutica.

As embarcações largaram às 9h35 e logo a Kaka MauMau assumiu a liderança terminando a regata com folga dos concorrentes. Além do primeiro lugar geral, o barco também foi o vitorioso na classe Mocra Cruzeiro, seguido pelo Zen, em segundo, e Sossego, em terceiro.

O vencedor da classe RGS B foi o Avoador, com o tempo corrigido de 3h00min41s. Já na RGS A, o Lavienrose I foi primeiro lugar com 3h03min25s. E no Aberto Multicasco a vitória ficou com Paêbiru com 4h38min54s.

Idealizada há 17 anos, a Regata Vicente Pinzón-Vila Galé nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón às terras Brasileiras, antecedendo a chegada de Pedro Álvares Cabral, conforme registros históricos.

Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pinzón continuou seu périplo por mares nunca antes navegados. Através da navegação à vela, a referida Regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos de pré-descoberta do Brasil.

Kitesurf

A Regata Vicente Pinzón-Vila Galé também teve disputas no kitesurf. O primeiro lugar foi conquistado por Paulo Rietra. Na sequência, com o vice-campeonato, ficou Júnior Callou. Enquanto Anselmo Andrade fechou o pódio. Participaram também da competição Carlito Moura (4º lugar), Romero Alcebíades (5º) e Ricardo Peixoto (6º).

Confira abaixo o resultado final:

Mocra Cruzeiro

1º – Kaka MauMau
2º – Zen
3º – Sossego

Classe RGS B

1º – Avoador
2º – Glassnost
3º – Yacht

Classe RGS A

1º – Lavienrose I
2º – Avatar

RGS Geral

1º – Aviador

Aberto

1º – Paêbiru