De abandonado ao pódio da 33ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha! O veleiro oceânico João das Botas (RJ) fez história na Refeno 2022 com a conquista do 2º lugar na Classe Bico de Proa A, completando a maior travessia oceânica da América Latina em 42h59min44. A embarcação carioca, do tipo Formosa 53, estava abandonada há anos em Fortaleza/CE e foi doada à Marinha do Brasil, que com a iniciativa do Almirante Gamboa e apoio do estaleiro Inace (Indústria Naval do Ceará) passou por restauro, sendo incorporada à Armada em março de 2022 como Navio de 4ª Classe após revitalização.  

O João das Botas saiu do Marco Zero do Recife, ponto de partida da Refeno, rumo à ilha de Fernando de Noronha com 13 tripulantes, entre eles o comandante Douglas Alves, conhecido como o Capitão Tenente Alves. Com a premiação faturada, o barco cumpriu mais do que o objetivo de percorrer 300 milhas náuticas, equivalente a 560 km, ficando na classificação entre as 25 primeiras embarcações que cruzaram a linha de chegada, no Mirante Boldró, em Noronha. A embarcação leva esse nome em homenagem ao herói das lutas de independência da Bahia. 

“O João das Botas foi incorporado à Marinha do Brasil com a missão de prover instrução teórica e prática de navegação, vela e marinharia aos Aspirantes da Escola Naval, a fim de contribuir com a formação dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil”, conta Tenente Alves. 

O veleiro tem sido usado para estreitar os laços da Marinha com a comunidade náutica civil, a partir da colaboração com projetos sociais e participação em eventos náuticos. 

“Desde março de 2022, o João das Botas está instruindo os Aspirantes da Marinha em saídas de vela diárias e participando de grande eventos náuticos. A embarcação também esteve presente na Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SP) e o Festival de Vela de Ubatuba (SP)”, destaca Tenente Alves. 

O João das Botas correu a Refeno com uma tripulação formada por praças e aspirantes da Escola Naval: Caio de Pinho Dias, Caio Vinícius, Douglas Alves, Edgar Cerqueira, Gabriel Estefano, Gabriel Ribeiro, James Nascimento, João Gabriel, João Paulo, Marcos Wilian, Patrick Aragão, Santiago Ramos e Vitor Rodrigues.