No sábado (09), no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, foi dado início à 4ª edição da Regata das Gerações, competição que congrega velejadores de todas as idades, a maioria tendo já sido ou que ainda são velejadores da classe Optimist. As baterias da fase classificatória aconteceram a poucos metros a frente do clube. Na raia, os velejadores no Laser Radial correram o percurso de duas barla-sotas e uma perna de través para a chegada. O tempo foi de céu aberto e ventos inicialmente fracos de sudeste que aumentaram em intensidade a partir da terceira bateria atingindo cerca de 15 nós.

A partir do meio dia os velejadores começaram a se concentrar na palhoça do Cabanga para realizar inscrições, confraternizar e formar os grupos para a ordem de baterias. Formaram-se seis grupos, um deles formados pelos velejadores atuais. Em cada bateria, nessa fase classificatória, foram para a semifinal os dois primeiros lugares nas regatas de cada grupo. Os classificados foram, em primeiro e segundo colocado respectivamente: Grupo 1: Fernando Carvalho e Cláudio Cardoso; Grupo 2: Marcelo Soares e Paulo Raposo; Grupo 3: Edival Júnior e Humberto Araújo; Grupo 4: Roberta Rosa Borges e Carlos Eduardo Moura; Grupo 5: Rafael Monteiro e Hugo Monteiro; Grupo 6 (Velejadores Atuais): Daniel Dantas e Mateus Pinheiro. As semifinais que ocorrem no domingo (10) foram regatas realizadas por cada grupo formado por sorteio entre os 12 semifinalistas quando seis velejadores passaram para o Desafio das Gerações (fase final).

O Desafio das Gerações consistiu de uma regata que selecionou os quatro melhores colocados para competirem em uma regata com os dois melhores colocados provenientes dos velejadores atuais, os quais decidiram entre si em duas regatas. O vencedor levantou o troféu Dilhermando Melo. O nome foi dado em homenagem ao velejador e grande entusiasta da vela – mais especificamente do Optimist  – que acompanhou e orientou a trajetória de pessoas como Edival Júnior e Ted Monteiro; assim como viabilizou diversas mudanças técnicas a fim de melhorar os desempenho das embarcações à vela em Pernambuco.

A partir das 18h ocorrerá a premiação oficial da competição! 

Vejam mais fotos na “Galeria” do site.