Estão abertas as inscrições para a XVIII Regata Vicente Pinzón, promovida pelo Cabanga e pela Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo). Neste ano, a competição será realizada no dia 25 de maio com partida no Marco Zero do Recife e chegada no Porto de Suape.

Clique aqui e veja o AR da XVIII Regata Vicente Pinzon

A regata será disputada nas classes RGS A, RGS B, Mocra Regata e Mocra Cruzeiro. O valor da inscrição é de R$ 60 por tripulante/convidado com direito a jantar e chopp. Para garantir um lugar na competição, os interessados podem confirmar presença por e-mail, mediante envio da ficha de inscrição e pagamento diretamente ao Cabanga até o dia 23 de maio.

A programação da XVIII Regata Vicente Pinzon inclui a reunião dos Comandantes e a Emissão das Instruções de Regata, no Cabanga, no dia 23 de maio. Já no dia 25, após a chegada das embarcações, haverá o jantar de premiação, no Hotel Vila Galé, all inclusive. Serão premiados com troféus (um por embarcação) e medalhas (para todos os tripulantes) os 1°, 2° e 3º colocados das classes convidadas, assim como o primeiro veleiro a cruzar a linha de chegada com o Troféu Fita Azul.

Em 2018, a embarcação Kaka MauMau, da classe Mocra Cruzeiro, conquistou o troféu Fita Azul da Regata Vicente Pinzón. A embarcação concluiu o percurso do Recife até Suape em 2h54min40s.

História

Idealizada há 18 anos, a Regata Vicente Pinzón-Vila Galé nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón às terras Brasileiras, antecedendo a chegada de Pedro Álvares Cabral, conforme registros históricos.

Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pinzón continuou seu périplo por mares nunca antes navegados. Através da navegação à vela, a referida Regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos de pré-descoberta do Brasil.