O Cabanga Iate Clube de Pernambuco disputará mais uma vez o MolokaBRA, considerado a maior prova de Downwind do Brasil, que chegará a sua 4ª edição neste ano, em Fortaleza/CE, de 02/09 a 10/09. O atleta Higínio Marinsalta representará nosso Clube na competição de alta performance da região Nordeste, com sede na capital cearense. Além do mais, ele irá para o Mundial ICF Canoe Ocean Racing World Championships, em Portugal, de 07 a 09 de outubro deste ano. 

No Molokabra, Higinio terá uma mega prova dividida em três etapas – 30 km nas duas primeiras e 50 km na terceira e última. Ele estará na modalidade Surfski (canoagem oceânica), caiaque de oceano que antigamente era usado para acompanhar os surfistas e depois foi substituído pelo jetski.

Os percursos variam de 12 a 52 km, com provas de velejo nas modalidades Kitesurf, Hydrofoil, Wing Foil e Windsurf e de remo nas modalidades Stand Up Paddle, VA’A, Paddleboard e Surfski.

Já pelo Mundial, que não será de downwind, são 20 km em mar aberto entre as cidades de Viana do Castelo, largada, e Esposende, onde acontecerá a chegada. 

2021

No ano passado, o Cabanga conquistou três ouros com a atleta Clivia Maia, única participante feminina do Nordeste na modalidade Surfski. Além de Clivia, Luís Paulo Monteiro e Higinio Marinsalta também disputaram o Molokabra, na categoria masculino.

Higinio foi vice-campeão da categoria na prova 1 (18 km) e campeão da categoria na prova 3 (32 km).