Uma característica peculiar da tradicional Regata João Batista de Queiroz – Atapuz/Recife, que neste ano chegou a sua 33ª edição, é o formato da premiação. Diferentemente dos modelos tradicionais, a prova ficou conhecida por só homenagear os campeões na edição subsequente.  

O modelo diferente tem uma explicação: a intenção do idealizador da regata, João Batista de Queiroz, era fazer com que os campeões de cada ano estivessem presentes na edição do ano seguinte. “Assim, além de irem receber o prêmio, os campeões do ano anterior disputariam a prova para defender o título mais uma vez”, explicou Carlos Marrocos (Barcs), comandante do catamarã Yakare e coordenador do evento.

Mantendo a tradição, no último sábado (7), os velejadores que estiveram na edição 2015 da regata participaram da premiação da edição 2014, em um happy hour seguido de jantar na casa do anfitrião do evento, João Eduardo, em Atapuz.

Resultados Regata Atapuz/Recife 2014

RGS B
Toba – Oscar Barbosa
Quarta-Feira 17 bis – Eugênio da Fonte
Zuada – Antônio Antunes         

RGS A  
Carcará II – Paulo Almeida
Avatar – Paulo Almeida Filho
Bolero II – Roberto Alcoforado
Sucuri – Edgardo Bonfíglio     

MOCRA Regata
Centauro – Álvaro da Fonte
Suva 04 – Edival Júnior  

 MOCRA Cruzeiro
Aventureiro 2 – Hans Hutzler
Papangu – Rafael
Avoador 2 – Flávio Lobo
Ciranda – Sérgio Avelar         

FITA AZUL
Bolero II – Roberto Alcoforado

EDIÇÃO 2015

Neste ano, a embarcação Patoruzu, de Higínio Marinsalta, conquistou, no último domingo (8), a tradicional XXXIII Regata João Batista de Queiroz – Atapuz/Recife, com 25 milhas de percurso. O segundo lugar ficou com a embarcação Aloha e a terceira posição com o barco Jahú. Dezessete veleiros de Oceano participaram da prova, que também foi válida pela décima etapa do Campeonato Pernambucano de Veleiros de Oceano 2015, nas classes Oceano RGS A, RGS B (ambas da categoria monocasco) e Classe Mocra (multicasco). Como reza a tradição, a premiação da edição 2015 só será realizada no próximo ano.

Resultados Regata Atapuz/Recife 2015

RGS B
Xef – Luiz Monteiro (DNF)        

RGS A   
Lavienrose I – José Adolfo Bastos
Avatar – Paulo Almeida Filho
Morning Breeze – Guilherme Araújo
Carcará II – Paulo Almeida
Lampião – Alfredo Quintino
Bolero II – Roberto Alcoforado
Girosplit – Newton Carvalho Filho (DNF) 

MOCRA Regata
Patoruzú – Higínio Marinsalta
Aloha – Ronald Barrocas/Omar
Jahú 2 – Luis Moriel
Centauro – Álvaro da Fonte (DNF)             

MOCRA Cruzeiro
Justa Causa – Paulo Collier
Frevo – Hubner Júnior (DNF)
Sossego                (DNF) 

FITA AZUL
Patoruzú 

HISTÓRICO
Considerada uma das regatas mais esperadas pelos velejadores de oceano de Pernambuco, a João Batista de Queiroz é um marco anual de encontro quase que obrigatório dos velejadores desta classe. João Batista de Queiroz foi velejador e sócio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. Amante da vela criou a regata depois que adquiriu uma casa em Atapuz. 

Fotos: Álvaro da Fonte/Divulgação