Os participantes da 31ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha tiveram uma tarde e início de noite diferente nesta quarta-feira (9), no Cabanga. O velejador do clube Hans Hutzler comandou uma palestra com treinamento prático de Salvatagem na Piscina Grande para os comandantes e tripulantes da Refeno.
A Piscina Grande do clube ficou lotada para acompanhar o treinamento de Hans Hutzler. Na atividade, o velejador mostrou na teoria e na prática como utilizar corretamente a balsa salva vidas, importante equipamento em caso de problema com os barcos durante a travessia.
“É essencial que todos tenham o conhecimento da utilização da balsa salva vidas. Isso pode acontecer em caso de incêndio do veleiro, acidente ou qualquer outra coisa. E existem técnicas adequadas para o uso, como embarcar nela, desvirar em caso de uma onda forte virar a balsa. Foi uma oportunidade ímpar para os velejadores utilizarem na prática uma balsa aberta e inflada nada água para aprender todos os movimentos. O resultado foi muito positivo”, afirmou Hans Hutzler.
A própria história da Refeno mostra o tamanho da importância do uso correto da balsa salva vidas dos inscritos na regata. Em 2014, o veleiro Nativo quebrou e virou durante a travessia. Os tripulantes foram salvos por conta do equipamento.
“Com certeza os seis tripulantes do Nativo, um veleiro trimarã, foram salvos pela balsa. Eles ficaram por 35 da balsa até serem resgatados por um navio que passava pela região”, completou Hans Hutzler.
PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS
A quarta-feira (9) teve sequência no Cabanga com a Noite Literária com o lançamento dos livros Histórias do Mar, do autor Jorge de Souza e produzido pela Agência 2, e do Tesouro da Ilha, da jornalista Cláudia Prosini com ilustração de Juliana Góes. Os velejadores também puderem levar seus livros náuticos para trocar com outros participantes. Em seguida, a Arena Refeno teve o Rock in Concert com open bar.
PATROCÍNIOS E APOIOS
A Refeno 2019 conta com o Patrocínio da Heineken e da Empetur. A edição ainda tem o apoio do Arquipélago de Fernando de Noronha, ICMBio, Porto do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Prefeitura do Recife, Agemar, Armazéns do Porto, Becker e Spot.