Jovens talentos da equipe do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Guilherme Araújo, 16 anos, e Milena Araújo, 14, estão na expectativa para estreia no Campeonato Mundial da Juventude, que começa a ser disputado neste sábado (09/07) em Haia, na Holanda. Serão cerca de 450 velejadores na competição, representando 69 países.

Julho: mês de Mundiais e Torneios Internacionais para atletas do Cabanga

A dupla vai competir contra adversários de 13 lugares diferentes do mundo: Suíça, Espanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Suécia, Hungria, Itália, Austrália, Bélgica, Canadá, França, além dos anfitriões holandeses. Guilherme e Milena viajaram no último domingo (3/7) e durante a semana visitaram o estaleiro de um fabricante de barcos Nacra, classe a qual vão para a disputa do Mundial. O torneio vai até dia 15 de julho.

PREPARAÇÃO

Durante a preparação, a dupla – treinada por Carlito Moura, técnico da equipe de Vela Jovem do nosso Clube – se dividiu em treinos no Recife com Nacra 17, mais semelhante ao Nacra 15, pelo qual vão cair na água na Holanda. Já durante uma clínica no Rio de Janeiro, eles utilizaram o único Nacra 15 disponível na Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

“Aproveitei aqui (na Holanda) para trabalhar mais. Amanhã (sábado) é a regata de abertura e domingo começa valendo”, disse Guilherme Araújo.

Os dois velejadores pernambucanos treinaram muito para fazer bonito da estreia da classe. “Ontem (quinta, 07/07) foi dia de receber o barco, hoje (08/07) de montar, inspecionar tudo e fazer um treino no fim da tarde de lá para fazer os primeiros testes no barco. Eles melhoram muito, mas estão estreando na classe e são muito jovens. São muito promissores e têm idade para mais dois Mundiais da Juventude pela frente”, explicou Carlito Moura.