Uma grande confraternização da vela. É dessa forma que a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) é conhecida. Pensando em chegar ao Recife de forma segura e garantir participação em mais uma edição da maior regata de travessia oceânica da América do Sul, um grupo de velejadores, que participou da última edição da Refeno, criou uma flotilha para fazer a subida de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, até a capital pernambucana. O grupo, chamado Farofeno, também tem o intuito de atrair novos competidores.

Uma das organizadoras da flotilha é Bruna Sobé, do barco Caboges, que é comandado pelo seu marido Jairo Machado. A ideia do grupo é iniciar a viagem até o Recife em junho com paradas em cidades para receber novas embarcações na flotilha.

“Queremos convencer e encorajar os amigos a irem nesse evento tão fantástico e imperdível que é a Refeno. Muitos tinham receio de fazer uma esticada longa sozinhos. Com a flotilha vamos nos apoiando e tendo companhia para ajudar caso necessário. Inclusive, é mais seguro entrar e parar nos lugares em grupos”, explicou Bruna Sobé.

Serão aproximadamente 1.500 milhas náuticas de viagem, somando o percurso do Recife até Fernando de Noronha. No dia 1º de junho a travessia seja iniciada de Angra dos Reis até Vitória, no Espírito Santo, com 13 barcos. No dia 21 de junho, a flotilha segue de Vitória até Barra Grande e, em 13 de julho, de Barra Grande até Salvador. A penúltima perna será de Salvador até Barra de São Miguel, em Alagoas, em 10 de agosto. Por fim, no dia 7 de setembro, os barcos virão para o Recife com chegada prevista no dia 21 de setembro. Todos os trechos contarão com paradas e apoio de clubes parceiros e podem sofrer alterações a depender da chegada de novas embarcações.

“Conseguimos com a ajuda dos organizadores da Refeno e de amigos fechar parcerias com vários clubes náuticos da costa brasileira. Teremos apoio sem custos ou com bons descontos. Assim, a ideia é fazer grandes confraternizações nos locais em que paramos com cerveja gelada, churrasco e até piqueniques”, resumiu Bruna Sobé.

A flotilha também oferecerá vagas para travessia pelos barcos que fazem charter. Quem tiver interesse em participar da flotilha pode entrar em contato com Bruna Sobé pelo contato: (51) 98018-1999. Atualmente, o grupo já conta com mais de 15 embarcações confirmadas para a Refeno.2828