A nossa fotógrafa, Tsuey Lan Bizzocchi, iniciou, em março deste ano, um projeto de resgate fotográfico do nosso clube e da Refeno intitulado “Memórias do Cabanga e da Refeno”. O objetivo é que tenhamos uma política de divulgação de um amplo acervo fotográfico para a documentação histórica e, claro, para a preservação da memória do clube e da regata, que são referência na vela em Pernambuco e do Brasil.

De início, haverá a coleta do material disponível no clube para a catalogação e digitalização das imagens. Serão feitas também visitas técnicas ao Museu da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Museu da Cidade do Recife em busca de novos materiais.

Os associados também poderão participar deste resgate. O clube lançará uma campanha para captação de material, nos próximos meses.

“Este é um importante regaste da história do Cabanga e da Refeno. Faremos as pesquisas, mas os sócios também poderão participar e contribuir com este trabalho que valoriza tudo o que foi feito até aqui. Acredito que o resultado final será gratificante”, destacou Tsuey Lan Bizzocchi.

Já durante a 32ª Refeno, o Cabanga receberá fotos, na secretaria, de velejadores participantes da regata. Assim, o acervo será somado ao do Cabanga para o desenvolvimento da plataforma de Biblioteca Virtual.

A ideia é de que, em abril de 2022, seja feito o lançamento da Biblioteca Virtual e uma Exposição Fotográfica com o acervo histórico do Cabanga na programação de aniversário do clube. Já em outubro de 2022, será a vez do acervo da Refeno ser exposto na 33ª edição da regata.

ESPAÇO FÍSICO
Tsuey Lan também vai apresentar à Comodoria a sugestão da criação de um Memorial do Cabanga, espaço físico onde serão concentrados todo o acervo físico do Cabanga, bem como as placas e troféus que o nosso clube e seus velejadores conquistaram ao longo dos seus 73 anos de existência.