A flotilha pernambucana está garantida na disputa do 73º Campeonato Brasileiro de Snipe. A edição em 2023 acontece no Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, de 22 a 28 de janeiro, em Florianópolis/SC, capital catarinense. A competição nacional vale classificação para o Mundial da Classe.

Pernambuco vai para a região Sul do país com seis atletas. São eles: Edival Júnior, Tiago Cintra, Renan Souto, Dante Novaes, Eduardo Magalhães e Marina da Fonte, atletas do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. Na competição da Classe, os velejadores são proeiro e timoneiro.

As regatas estão previstas para serem realizadas durante cinco dias, de 24/01 a 28/01, data também da cerimônia de premiação. A primeira regata das nove do evento é a Fernando Avelar. Por dia, são duas regatas ou no máximo três, caso o programa esteja em atraso

2022

No ano passado, o Campeonato Brasileiro de Snipe em sua 72ª edição foi realizado em Vitória/ES, na raia de Camburi, no Iate Clube do Espírito Santo.

Vale destacar que, no ano passado, o Cabanga voltou a correr o Brasileiro de Snipe após quase seis anos, sendo representado pela dupla Thiago Cintra e Dante Novaes.

O Clube fechou o certame na 22ª colocação entre as 35 posições gerais. Na categoria Geral, os pernambucanos ficaram no 13º lugar.

35 velejadores de oito estados brasileiros participaram da competição: Pernambuco, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul. Ao todo, foram disputadas oito regatas.