Foto: Tsuey lan Bizzocchi

O Cabanga terá 15 atletas com a missão de representar Pernambuco na 45ª edição do Campeonato Norte/Nordeste da Classe Optimist. A competição começa na próxima quinta-feira (06/09), na sede do clube de Marinha Farinha, e irá até o sábado. A Nossa Flotilha está preparada, mas terá pela frente a forte concorrência da Bahia que sempre rivaliza com os pernambucanos.

A preparação dos atletas para a competição começou há alguns meses e se acentuou em agosto. Na fase final dos treinamentos, os atletas foram para Maria Farinha realizar atividades especificas, voltadas para o tipo de raia do local.

“A gente fez um treinamento intensivo nos últimos meses. Tivemos de fazer uma readaptação à Maria Farinha e, no segundo semestre, levamos os barcos para lá. É uma raia de mar, com onda e tivemos que fazer um treinamento mais focado para isso. Estamos preparados agora”, explica Edival Júnior, técnico da flotilha do Cabanga.

A competição será dividida entre as categorias mirim, infantil, juvenil e feminino. E dos 15 atletas do Cabanga, dois surgem com boas perspectivas de conquistas: Roberto Cardoso e Júlia Ollivier.

Esta será a segunda vez em que a competição será realizada no Cabanga. A primeira foi em 2015 e, neste ano, o objetivo é usar o fator casa para deixar os troféus em Pernambucano. “A gente vai tentar resgatar esse título. Todos os anos é uma disputa muito acirrada com a Bahia. A nossa meta é trazer o título para Pernambuco. A nossa flotilha está preparada e com atletas de alto nível”, completou Edival Júnior.

Os baianos são os atuais campeões do Norte/Nordeste, realizado em Salvador, no ano passado. O Cabanga conquistou o título no feminino, com Ludmila Lira, mas tentará conquistar novamente o troféu de campeão geral do torneio regional.

“Todo ano é a disputada entre os velejadores da Bahia e de Pernambuco. Nos últimos anos a gente conseguiu manter uma hegemonia. Ano passado eles foram os vencedores. Mas, no feminino, a hegemonia continua sendo nossa”, concluiu.