Os cinco representantes do Cabanga Iate Clube de Pernambuco no Sul-Americano de Optimist, que começa neste sábado (19), em Salinas (Equador), tiveram o primeiro contato com a raia onde serão realizadas as regatas da competição. De acordo com o técnico de vela do clube e da delegação do Brasil no torneio, Edival Júnior, até o início da competição a previsão é de vento fraco.
“Tudo indica que teremos um pouco de onda no início do campeonato. Aqui é bastante quente e nossa preocupação é a desidratação dos atletas”, comentou por mensagem de WhatsApp, Edival Júnior. A chegada da delegação pernambucana ao Equador foi no último domingo (13). Nos primeiros dias, Tiago Monteiro (15 anos), Marina da Fonte (13), Marina Hutzler (14), Ludmila Lira (13) e Roberto Cardoso (12) revisaram todo material e montaram suas embarcações. Até o início da competição estão previstos mais dois treinos na raia – nesta quinta (17) e sexta-feira (18).
Para disputa do Sul-Americano de Optimist 2016, a delegação do Brasil será composta por 15 velejadores – Os 11 primeiros meninos e as quatro melhores meninas do Campeonato Brasileiro de Optimist deste ano. Pela primeira na história Pernambuco terá a maior delegação do Brasil com cinco representantes. Rio Grande do Sul quatro, Rio de Janeiro e Santa Catarina dois e São Paulo e Bahia um.