A 30ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha ganhou um reforço de peso. A Família Schurmann, conhecida internacionalmente pelas grandes expedições a vela, confirmou a participação na edição 2018, marcada para 29 de setembro. O casal Vilfredo e Heloisa Schurmann volta ao Recife, acompanhados dos filhos David e Wilhelm e do neto Emmanuel, para disputar a competição a bordo do veleiro Kat.

A confirmação da 60ª embarcação para Refeno 2018 foi realizada nesta segunda-feira (03 de setembro). Essa será a terceira participação da Família na Refeno. Nas duas primeiras vezes, eles disputaram a bordo do veleiro Aysso (2005 e 2008). Agora, participarão com o veleiro Kat, que vem sendo utilizado desde a mais recente volta ao mundo, a Expedição Oriente.

A Família Schurmann já deu três voltas ao mundo e visitou cerca de 60 países em mais de 30 anos de aventura. Em 2017, durante a primeira edição do Conexão Schurmann, realizada no Nordeste, tendo sido encerrada em Fernando de Noronha, eles atracaram no Cabanga para passar uns dias no Recife e receberam a Flotilha de Optimist do clube para uma conversa bem descontraída e de muito aprendizado para os jovens velejadores. Estavam a bordo desta aventura celebridades e influenciadores.

REFENO 2018
Em 2018, a Refeno, considerada a maior regata oceânica da América Latina, chega a sua 30ª edição e terá outros motivos para comemorar. A regata marcará também a celebração dos 30 anos de criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, 30 anos da anexação do Arquipélago de Fernando de Noronha ao Estado de Pernambuco e os 100 anos do Porto Organizado do Recife.