A falta de vento terminou adiando a estreia do velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, no Campeonato Mundial de Optimist, que começou nesta quinta-feira (27), na cidade de Dziwnow, na Polônia. Além de Tiago Monteiro, segundo melhor velejador do Brasil na classe, o Brasil está sendo representado por Tiago Quevedo (RS), Matheus (SP), João Vasconcellos (RS) e João Tatsch (RS).

Devido à grande quantidade de competidores – um total de 275 – os velejadores foram divididos em quatro grupos: amarelo, verde, azul e vermelho, onde o velejador do Cabanga Iate Clube está. Apenas uma regata do grupo amarelo foi concluída. Todas as demais baterias terminaram adiadas. A previsão da organização do torneio é realizar, nesta sexta-feira (28), pelo menos três regatas. 

Ao todo, serão realizadas até 12 regatas. A previsão de vento fraco para a disputa do mundial se confirmou no primeiro dia e não deve sofrer grandes alterações. Além do alto nível técnico, outro adversário do velejador do Cabanga é a baixa temperatura da água, que gira em torno dos 17º.

O campeonato Mundial de Optimist 2015 será realizado até o dia 4 de setembro. A competição mundial reúne a nata da vela Optimist do mundo. Estarão reunidos apenas os cinco melhores velejadores de 60 países do mundo, cerca de 275 atletas com idade entre 10 e 15 anos.