O médico Paulo Almeida lançou, no auditório Silvio Barreto, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, sua primeira publicação fora da medicina – Origem das Vaquejadas (Editora Bagaço, 2014). A obra aborda os costumes, culturas e etnia da sociedade sertaneja até a primeira metade do século 20. Paulo Almeida foi comodoro do Cabanga durante duas gestões – 1986 e 1989. 

A intenção do ex-comodoro do clube com o lançamento do livro é despertar as pessoas de talento na escrita a darem sequência no resgate histórico das vaquejadas e apresentarem para a nova geração um pouco desse esporte. “Temo que a história das vaquejadas se perca com o tempo. Meu objetivo e desejo é que outros autores pesquisem e falem mais sobre esse esporte maravilhoso que é a vaquejada. Não podemos deixar essa temática cair no esquecimento”, disse Paulo Almeida. 

Filho e neto de vaqueiros, Paulo Almeida conta que a vaquejada foi o seu primeiro esporte. “Nasci e desde cedo a vaquejada foi o meu primeiro esporte”, conta. A mudança do campo para o mar se deu de forma repentina. “Eu gostava muito do campo, mas bastou eu entrar no mar para me apaixonar e não querer mais sair dele”, complementa. Velejador, Paulo Almeida coleciona alguns títulos no comando do seu Carcará, veleiro de Oceano. O principal deles foi a conquista do Troféu Fita Azul, em 1987, na Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno).

SERVIÇO
A Origem das Vaquejadas
Paulo Almeida
Editora Bagaço
159 páginas
Fotografias: Edmundo Dansut
Preço sugerido: R$ 30
Venda: Livraria Saraiva (Shopping Recife)