O Entre Polos (RS) chega cheio de moral para a 34ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). Isso porque no ano passado subiu ao pódio, ficando com o 2º lugar da Classe Aço. Na ocasião, foi a 10ª participação na maior regata oceânica da América Latina. Assim como em 2022, Ademir de Miranda, mais conhecido como Gigante, comanda o veleiro na edição deste ano.

O veleiro tem mais de 19 anos de história no mar. Todos os anos, por exemplo, ele navega a costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte, para correr a Refeno, que sai tradicionalmente do Recife (ponto de partida) e vai até a ilha de Fernando de Noronha, cruzando o Mirante Boldró. O trajeto total é de 300 milhas náuticas, equivalente a 560 km.

Crianças com TEA e Síndrome de Down conhecem o Cabanga e a Refeno

Transmissão da Refeno 2023 terá comentários de Ricardo Baggio, o Kadu

Na edição passada da Refeno, o Entre Polos completou a travessia em 54h17min31. Vale ressaltar que o barco sai de Porto Alegre, percorrendo 2550 milhas de ida e 2550 de volta ao Sul, para a participar da Refeno. Ao longo de quase duas décadas, a embarcação do modelo BV 42 já navegou mais de cem mil milhas entre Brasil e exterior.

No dia 23 de setembro (sábado) acontece a partida, saindo do Marco Zero do Recife, com destino ao Arquipélago de Fernando de Noronha, totalizando uma distância de 300 milhas náuticas, equivalente a 560 km.