Está tudo pronto! Neste sábado (12), a partir das 11h30, será realizada a partida da 31ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha. Serão 95 embarcações, com um aumento de 80% de inscritos comparado aos últimos anos, na disputa da maior regata oceânica da América Latina. Todos com o mesmo objetivo: conquistar o Troféu Fita Azul. No total, a Refeno – realizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco – contará com mais de 700 tripulantes.

Veleiros de 11 estados brasileiros, além de embarcações de dois países – Argentina e Bélgica – estarão na edição da regata de 2019. São Paulo é o estado com o maior número de participantes, com 24 barcos inscritos. Bahia e Rio de Janeiro estão logo atrás com 17, seguido por Pernambuco com 16. Completam a lista: Santa Catarina (7), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (3), Espírito Santo (2), Minas Gerais (2), Paraíba (1), Ceará (1), Argentina (1) e Bélgica (1).

“O trabalho começou ainda em janeiro quando começamos a conversar com os clubes náuticos de todo o País. Iniciamos também as tratativas com o Governo de Pernambuco e Fernando de Noronha para realizar uma das maiores edições da Refeno da história. O resultado é esse com recorde de embarcações e tripulantes. A Refeno, mais uma vez, mostrou a sua força”, ressaltou o Comodoro do Cabanga Delmiro Gouveia.

Em sua 31ª edição, a Refeno terá a disputa nas classes ORC, IRC, RGS, Mocra, Catamarã, Trimarã, Metal, Bico de Proa, Aberta, Turismo e VPRS. Esta última é a grande novidade para 2019. A VPRS (Velocity Prediction Ranting System) tem origem inglesa e já é utilizada nas competições organizadas pela Flotilha Baiana de Veleiros de Oceano (FVOBA) e, agora, pela Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (FREVO).

Todas as embarcações participantes estão aptas a realizar a travessia rumo ao Arquipélago de Fernando de Noronha de acordo com os regulamentos da Marinha do Brasil.

O percurso entre o Marco Zero até o Mirante de Boldró, onde estará a linha de chegada no Arquipélago, será de 292 milhas náuticas, o equivalente a 550 quilômetros entre céu e mar.

PERNAMBUCO
Pernambuco será representado por 16 embarcações. A grande favorita é a embarcação Patoruzú, comandada por Higinio Luís Marinsalta, e atual Fita Azul. As demais embarcações do Estado são: Algo+, Avatar, Aventureiro 3, Brother Rafa, Bolero II, Glasnost III, Lavienrose I, Liberty, Maracatu, Papangu, Tana, Toro, Yakare, Zagaia e Zen.

ATUAL CAMPEÃO
Em 2018, a 30ª edição reuniu embarcações de 12 estados, além de Rússia e Grã-Bretanha, com 447 tripulantes no total. Pernambuco teve o maior número de participantes com 16 barcos. E o troféu Fita Azul foi conquistado pelo veleiro pernambucano Paturuzú, comandado por Higinio Luís Marinsalta, que concluiu o percurso em 25h58min12s.

AÇÃO SOCIAL
O cunho social também é uma preocupação do Cabanga na chegada ao Arquipélago. Neste ano, os velejadores inscritos na Refeno realizarão atendimentos voluntários no Hospital São Lucas nos dias 15 e 16 de outubro, das 9h às 12h, para especialidades de plástica reparadora, dermatologia, urologia e ortopedia. Além disso, também haverá uma oficina de boas práticas e de processamento de material médico-cirúrgico para funcionários da unidade hospitalar.
O Cabanga Iate Clube oferecerá aulas de vela para crianças do Arquipélago, com aula no Porto de Santo Antônio, e ainda entregará doações para a Creche Bem-me-quer e a Escola Estadual Fernando de Noronha.

HISTÓRICO
A Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) atrai, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. E não é difícil entender o porquê. O mar, o vento e o clima de Pernambuco são ideais para a navegação. E as paisagens, tanto na partida quanto na chegada, são encantadoras.

Todos os anos, os barcos partem do Marco Zero, ponto central do Recife e seguem com destino a Fernando de Noronha, ilha oceânica de águas cristalinas, onde é possível encontrar natureza pura, com golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes.

Criada em 1986, a Refeno é considerada a primeira regata oceânica do país. O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, com o comandante Georg Ehrensperger, que conquistou a marca de 14h34min54, em 2007.

RECORDES
O recorde geral da regata pertence ao Adrenalina Pura. Em 2007, o barco cruzou a linha de chegada em apenas 14h34min54s. Em 2017, a embarcação Camiranga (RS) conquistou o recorde da travessia entre as embarcações monocascos com o tempo de 19h03min18s.

PATROCÍNIOS E APOIOS
A Refeno 2019 conta com o Patrocínio da Heineken e da Empetur. A edição ainda tem o apoio do Arquipélago de Fernando de Noronha, ICMBio, Porto do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Prefeitura do Recife, Agemar, Armazéns do Porto, Becker e Spot.

NÚMEROS DA 31ª REFENO
– 95 embarcações inscritas
– 715 tripulantes
– 11 estados brasileiros representados
– 2 embarcações estrangeiras (Argentina e Bélgica)
– São Paulo é o estado com o maior número de inscritos: 24
– Pernambuco conta com 16 veleiros