O Porto do Recife recebe neste sábado (3 de junho) as últimas disputas da 152ª Regata Batalha Naval do Riachuelo. A competição, organizada pela Capitania dos Portos ao lado do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, será aberta às embarcações de Oceano das classes RGS A, RGS B, Mocra Cruzeiro, Mocra Regata e Aberta.
A partida está marcada para as 11h, com saída do Marco Zero do Recife. A linha será formada a boreste pelo monumento da Cidade do Recife e a bombordo pela Comissão de Regata (CR), situada na praça do Marco Zero. A boia Norte ficará por bombordo; boia em frente ao PIC por bombordo e boia da Maternidade por bombordo. A chegada será no mesmo local de partida.
No último final de semana foram os monotipos que protagonizaram a competição. Competindo na sub-sede do clube, em Maria Farinha, a vitória ficou nas mãos de Roberto Cardoso (Optimist), Antônio Antunes/Lucas Barbalho (Day Sailer); José Araújo/Jonas Gomes (Dingue) e Edival Júnior/Mateus Pinheiro (Snipe).
A cerimônia de premiação com os vencedores e a confraternização de todos os participantes será no Cabanga, e está programada para as 14h.
O evento celebra uma importante data para a Marinha do Brasil, que comemora este ano o 152º aniversário de um dos maiores triunfos da história das Forças Armadas Brasileiras, a Batalha Naval do Riachuelo.