Um campeonato marcado pelo equilíbrio. Assim pode ser considerado o Campeonato Pernambucano de Snipe 2015, finalizado neste final de semana com a realização da Copa da Amizade, na raia de Maria Farinha. O título da Copa e do Estadual, decidido apenas nas quatro últimas regatas, ficou com a dupla Edival Júnior e Mateus Pinheiros, que desbancou Daniel Dantas e Victor Azevedo e Ted e Rafael Monteiro, segundo e terceiro respectivamente, e garantiu o primeiro lugar.
Edival Júnior e Mateus Pinheiros voltaram a conquistar um título estadual após um ano sem vitórias. Historicamente, a dupla já vem se mantendo na hegemonia da classe Snipe em Pernambuco. Os dois conquistaram nada mais nada menos que cinco títulos estaduais nos últimos seis anos. A sequência só foi quebrada em 2014, quando Daniel Dantas e Victor Azevedo conquistaram o troféu evitando o que seria o pentacampeonato de Júnior e Mateus.
Apesar de liderarem a competição por quase todo o Estadual deste ano, a definição de quem seria o campeão do Pernambucano de Snipe estava aberta e muito equilibrada. Os ventos nordeste forte que chegaram com tudo em Maria Farinha neste final de semana exigiu mais esforço dos velejadores e, consequentemente, elevou o nível da disputa.
“As regatas de Snipe sempre são equilibradas e este ano o nível técnico foi ainda maior. Além das já tradicionais duplas, alguns velejadores que estão deixando o Optimist já começaram a disputar o Pernambucano de Snipe deste ano. Essa integração entre veteranos e novatos é sempre positiva e importante para o crescimento da classe”, analisou Edival Júnior, coordenador de Vela do Cabanga e campeão desde ano.
Na classificação final, Edival Júnior e Mateus Pinheiros terminaram com 15 pontos perdidos (PPs); Daniel e Victor somaram 19 PPs e Ted e Rafael Monteiro fecharam os três primeiros colocados com 26 PPs.