A Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha 2020 (Refeno) está confirmada! Após um acerto entre o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, o Governo do Estado e a Administração de Fernando de Noronha ficou definido que o evento será realizado no dia 10 de outubro com partida do Marco Zero do Recife e chegada no Mirante do Boldró, na Ilha, após 300 milhas náuticas de travessia, o equivalente a 560 quilômetros.

Clique aqui e a faça a sua inscrição

Para que fosse possível realizar a 32ª edição da Refeno foi necessária uma força-tarefa para seguir todas as recomendações das autoridades sanitárias. Um protocolo sanitário vai ser publicado em breve, onde um dos itens será a obrigatoriedade de todos os participantes da regata testarem negativo para Covid-19.

Neste ano, a Refeno tem tudo para ser uma das maiores da história. Já são 112 barcos inscritos representando 17 estados brasileiros, além de um da Argentina, um da Espanha e um do Uruguai. Pernambuco tem 17 veleiros inscritos, enquanto São Paulo conta com 30, o Rio de Janeiro tem 19 e a Bahia tem 13 embarcações. Estão na lista também barcos de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Pará e Paraná. Restam apenas mais três vagas para a Refeno 2020.

Em sua 32ª edição, a Regata Recife-Fernando de Noronha terá a disputa nas classes ORC, IRC, RGS, VPRS, Mocra, Catamarã, Trimarã, Aço, Alumínio, Bico de Proa, Aberta, Turismo e Clássicos. Todos os veleiros participantes deverão estar aptos a realizar a travessia rumo ao Arquipélago de Fernando de Noronha de acordo com os regulamentos da Marinha do Brasil.

Em 2019, a Refeno foi a maior da história com mais de 700 velejadores em 89 embarcações que partiram do Recife. O Fita Azul, pelo segundo ano consecutivo, foi conquistado pelo barco pernambucano Patoruzú, comandada por Higínio Marinsalta, que concluiu a travessia em 27h45min35. O recorde geral da regata ainda pertence ao Adrenalina Pura. Em 2007, o barco chegou na frente em apenas 14h34min54s.

32ª Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno)

Total de Inscritos: 112 barcos

Estados inscritos: 17

Países Inscritos: 3

Estados Inscritos

São Paulo – 30

Rio de Janeiro – 19

Pernambuco – 17

Bahia – 13

Santa Catarina  – 8

Rio Grande do Sul – 6

Paraná – 3

Maranhão – 2

Minas Gerais – 2

Rio Grande do Norte – 2

Alagoas – 1

Ceará – 1

Distrito Federal – 1

Espírito Santo – 1

Paraíba – 1

Rio Grande do Norte – 2

Sergipe – 1

Pará – 1

Países

Argentina – 1

Espanha – 1

Uruguai – 1

Atualizado dia 26 de junho de 2020 às 16h