A paradisíaca Ilha Bela, arquipélago localizado no litoral norte do estado de São Paulo, também conhecida como a Capital Nacional da Vela sediou, entre os dias 09 e 16 de novembro, o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16, reunindo diversas feras da vela nacional como os dois últimos campeões, Claudio Cardoso, em 2011, e Bernardo Arndt e sua filha Marina, em 2012.

Com um total de 10 regatas, duas por dia, a competição manteve a fama de ser uma das mais importantes regatas do país pelo alto nível exigido dos velejadores. Com ventos inconstantes, variando de intensidade e posição a cada dia, o pódio não causou muita surpresa, tendo em vista que os quatro primeiros colocados são da ilha, ou seja, conhecem bem as características da raia.


Claudio Cardoso e seu sobrinho Rafael Monteiro ficaram com o quinto lugar. Mas o detentor de 17 títulos brasileiros, dois mundiais e uma prata no Pan-Americano de 1999 não se abalou com a colocação e destacou que foi o primeiro colocado geral dos forasteiros. “A última vez que velejei em Ilha Bela foi em 1995. É uma raia conhecida por ter áreas de rondagens onde é preciso um grande conhecimento do local.” Perguntado sobre o ponto positivo de sua participação, Claudio afirmou que a competição serviu para dar mais experiência a dupla, que é nova, visando o brasileiro de 2014 que acontecerá em Maria Farinha.

 

A classificação geral ficou a seguinte:

1- José Roberto de Jesus / Anderson Brandão – 21 pontos

2 – Bernardo Arndt / Marina Arndt – 23.2 

3 – Claudio Luiz Teixeira / Bruno Oliveira- 27

4- Felipe Frey / Geisa Lira – 29

5- Claudio Cardoso / Rafael Monteiro- 31