Os velejadores Edival Júnior e Rafael Monteiro mostraram a força de Pernambuco na vela com a 2ª colocação conquistada no Campeonato Sergipano de Snipe 2022. A dupla entrou na água do Rio Sergipe no último fim de semana (10/09 e 11/09), com a disputa de quatro regatas, sem descarte, com organização do Iate Clube de Aracaju (ICAJU). 

“Ficamos felizes com o nosso resultado, que inclusive valeu mais do que alguns primeiros que já levamos. Velejamos no rio, então foi bem difícil, ainda mais porque nesse final de semana teve uma maré de lua, com variação muito grande. A água correu muito. Na 1ª regata, tivemos dificuldades de acertar os lados e de entender a raia. Foram apenas quatro regatas, sem descarte, logo qualquer erro poderia ser fatal”, analisou Edival Junior, atual campeão do Campeonato Pernambucano de Snipe. 

Os atletas do Cabanga Iate Clube de Pernambuco da Flotilha de Snipe conseguiram superar as adversidades durante as provas. 

“Na 1ª regata, erramos no começo e montamos em 7º, ou seja qualquer possibilidade de disputa do campeonato já era com essa posição. Fomos buscando e terminamos em 2º. Na 2º regata tiramos um 3º, que não foi um resultado muito bom pensando em brigar pelo título, já que o sergipano Ricardo Rezende venceu as duas primeiras. No domingo, traçamos a estratégia de colocar o barco entre a gente e ele, com o pensamento de chegar até o final disputando. Nossa tática foi boa e agressiva, conseguindo vencer a regata e colocá-lo para 3º. Na última regata, tivemos uma disputa direta com ele. Cometemos um erro grave na largada, pagamos uma penalidade e saímos em último. Fomos remando e velejando muito para correr atrás do prejuízo, alcançando a 2ª colocação na regata final. Ficamos perto dele, mas não deu para ultrapassá-lo”, contou Edival. 

Edival Júnior formou dupla com o jovem Rafael Monteiro para 2022. Lado a lado, eles foram campeões do Campeonato Potiguar de Snipe – 2ª Taça Almirante Gamboa, em julho, na Lagoa do Bonfim/RN, em Natal. Em agosto, largaram na frente na 1ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Snipe 2022, disputada na raia de Del Chifre, próxima ao Porto do Recife.