O barco espanhol PROS busca repetir, 500 anos depois, o feito alcançado pela dupla portuguesa Fernão de Magalhães e Sebastián Elcano e dar uma volta ao mundo. A embarcação saiu da cidade de Las Palmas, na Espanha, com destino ao Brasil. A primeira parada foi no Cabanga, neste sábado (07/12), onde foram recebidos pelas doutoras Nádia Duarte e Ana Caetano. Do Recife, os espanhóis seguem para o Rio de Janeiro.

O capitão da embarcação é José Solá. A ideia de repetir a rota se dá pelo seu aniversário de 500 anos. Fernando de Magallanes e Sebastián Elcano saíram da Península Ibérica em 1919 e concluíram a viagem em 1922. O feito é considerado pelos historiadores como a primeira volta ao mundo e ficou conhecido como Expedição de Magallanes-Elcano.

A volta ao mundo foi batizada de “500 años después. A vela tras la estela de Elcano” e é promovida pela “Associação de Amigos dos Grandes Navegadores e Exploradores Espanhóis”. A partida foi dada no dia 15 de novembro deste ano. Do Recife, o PROS segue para o Rio de Janeiro, depois Uruguai, Argentina e Chile, para depois seguir para a Ásia. A previsão é de que a viagem termine em fevereiro de 2020.