A dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, do Iate Clube Fortaleza, conquistou, neste domingo (7), o Campeonato Nordeste de Hobie Cat 16, na praia de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco. Ao todo, 11 embarcações disputaram o Norcat 2014. Do total de inscritos, oito foram da classe Hobie Cat 16 (três de Fortaleza, dois da Paraíba, dois de Pernambuco e um de Aracaju) e três da Hobie Cat 14, todos da Paraíba. O campeão das duas classes foi conhecido após seis regatas.

O segundo e o terceiro lugar da classe Hobie Cat 16 ficaram com duas duplas pernambucanas – Claudio Cardoso e Rafael Monteiro, campeã do Norcat 2013, ganhou a prata; e Guilherme Araújo e Tiago Monteiro, o bronze. 

“Desbanquei ninguém mais ninguém menos que Claudio Cardoso, campeão mundial duas vezes. Muito da minha evolução nesses dois últimos anos no Hobie Cat 16 se deve as dicas e conversas que venho tendo com Claudio Cardoso”, reconheceu Daniel, que também destacou a experiência do seu proeiro, Mequias Queiroz. “Vale destacar que com o vento acima de 30 nós a experiência do meu proeiro fez toda diferença na conquista desse título”, complementou.

A surpresa do campeonato foi o tempo. A comissão de regata, inclusive, cogitou cancelar a competição devido ao mal tempo e o forte vento, na casa dos 30 nós. “Este final de semana foi o que mais ventou em Maria Farinha no ano todo. Foi uma competição disputada em situação extrema. Apesar dessa adversidade, foram disputas acirradas, com várias ultrapassagens e chegadas um barco muito próximo do outro”, comentou Edival Júnior, responsável pela organização da prova. 

O Norcat 2014 foi preparatório para o Brasileiro e Sul-Americano da classe, que também serão realizados em Pernambuco, no Cabanga Iate Clube de Maria Farinha, nos dias 7, 8 e 9 de novembro. “Sem dúvida nenhuma foi um treino muito importante para os velejadores do Nordeste”, finalizou Edival Júnior. 

HOBIE CAT 14

Na classe Hobie Cat 14, melhor para Fábio Espinar, do Iate Clube da Paraíba, que conquistou a medalha de ouro. Além de atual campeão regional, o paraibano é o atual campeão brasileiro de Hobie Cat 14. O segundo lugar até o momento é ocupado por João Octávio Costa seguido por Diego Monteiro, ambos da Paraíba. Nesta  classe, Pernambuco não teve representante. 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Hobie Cat 16
Daniel Nottinghan/Mequitas Queiroz (ICF)
Cláudio Cardoso/Rafael Monteiro (CICP)
Guilherme Araújo/Tiago Monteiro (CICP)
Wilson Alves Neto/Domingos Pinto (ABCHC)
Robert Bezerra/Rafael Feijó (ICF)
Igor Gomes/Ícaro (ICPB)
Paulo Sérgio Costa/Alan (ICPB)
Alexandre Martins/Wilson da Silva Júnior (ICF)

Hobie Cat 14
Fábio Espinar (ICPB)
João Octávio Costa (ICPB)
Diego de O Monteiro (ICPB)