A raia de Jurerê/SC entrou, mais uma vez, para história da vela pernambucana. Na mesma área de regata em que os velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro e Marina da Fonte, conquistaram o Campeonato Brasileiro de Optimist geral e feminino, respectivamente, em janeiro deste ano, outra dupla do Cabanga brilhou nas águas catarinenses nesta terça-feira (7). A bordo da embarcação Kamikaze, Leonardo Almeida e Miguel Andrade conquistaram o título geral do Campeonato Brasileiro de Dingue. O Campeonato reuniu 45 embarcações de nove estados.
Durante toda a competição, que por conta da falta de vento no domingo (4), só começou na segunda-feira (5), a dupla do Cabanga teve uma atuação impecável. Para coroar com chave de ouro, no último dia de regatas Leonardo Almeida e Miguel Andrade fecharam com dois primeiros e um segundo lugar, totalizando seis pontos perdidos.
“O vento estava variado e médio. Ainda assim conseguimos velejar bem e ser superiores aos nossos adversários. Não foi um campeonato fácil, mas obtivemos êxito”, comentou Leonardo Almeida. Os dois, desbancaram nomes como o do tetracampeão brasileiro da classe, Fabio Ramos, que fez dupla com David Ventura, e terminaram na segunda colocação geral.
Ainda em festa, Leonardo Almeida, que é Capitão da Flotilha de Dingue, dedicou o título ao Cabanga Iate Clube de Pernambuco. “Não seria justo citar nomes, pois não lembraria de todos, mas não tenho dúvidas que o maior responsável por essa conquista é a instituição Cabanga Iate Clube de Pernambuco. Tivemos apoio irrestrito do comodoro Jaime Monteiro. Como capitão e velejador sempre obtive apoio incodicional do clube”, disse Almeida.
“Eu velejo há 22 anos e ganhar um Brasileiro é fruto de um trabalho muito longo. Demanda muito tempo, muita pesquisa, muito treino, muita dedicação. Eu e Miguel começamos a velejar há pouco tempo, mas estamos em uma sintonia muito boa, tanto é que veio o resultado”, comemorou Leonardo. Se o timoneiro veleja há 22 anos, seu proeiro, Miguel está “engatinhando” na vela. Com apenas dez anos, o velejador compete no Optimist e esse foi seu primeiro campeonato nacional, independente da categoria. Mesmo jovem, Miguel mostrou que tem personalidade. “Eu gosto de velejar de Dingue e de Optimist, mas prefiro competir em dupla, pois se um fica um dúvida o outro sabe o que fazer”, brincou.
O Campeonato reuniu 45 embarcações de nove estados. O Cabanga disputou a competição com cinco duplas – Hans e Karina Hutzler (Caso Sério) terminaram na segunda colocação das duplas mistas e sexto no geral. René Hutzler e Cleide Holanda (Black) terminaram na quinta posição mista e 11º no geral. Luciana Raposo e Daniela Barros (Intrépido) ficaram com o bronze no feminino. Por fim, Paulo Andrade e Francisco Andrade (embarcação sem nome) ocupam a quinta posição na categoria 1.5.
Confira os vencedores de cada categoria
Geral: Leonardo Almeida/Miguel Andrade (PE)
1.5: Eduardo Borges/Giovana Simas (BA)
Dupla Mista: Álvaro Bastos/Cristiane Bastos (RJ)
Grand Master: William Cordebello/Julia do Brasil (RJ)
Master: Luiz Jose Junior/Anisio Correia (RJ)
Senior: Leonardo Almeida/Miguel Andrade (PE)
Feminina: Amanda Arcari/Maria Cristina Boabaid (SC)
Juvenil: Samer Kayali/Chales de Simas (SC/RJ)
Estreante: Marcio Torquato/Gabriel de Paula (SC)
Os resultados completos estão disponíveis no site do ICSC: http://migre.me/uUYt4
Fotos: Hermínio Nunes/ICSC