Fim do Campeonato Brasileiro de 29er e do Campeonato Brasileiro de 420! Após a disputa das regatas finais, neste domingo (23/01), na raia de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, os campeões foram conhecidos. No Brasileiro da Classe 420, o primeiro lugar geral foi a dupla de São Paulo, Alex di Francesco e Handrey Cantini, do Yacht Club de Ilhabela/SP (YCI). Eles velejaram juntos pela primeira vez, sendo vencedores inéditos. Já no Brasileiro da Classe 29er, a primeira colocação ficou com a dupla de Santa Catarina, Guilherme Menezes e Fernando Menezes, do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC).

O pódio geral do Brasileiro de 420, bastante equilibrado diga-se de passagem (total de dez regatas), foi completado pela dupla Joana Gonçalves e Luisa Madureira, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), e Marina da Fonte, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, e Marcos Arndt, do YCI, na segunda e terceira colocações, respectivamente.

“O campeonato foi muito brigado. A gente vinha liderando desde o início, mas foi uma disputa apertada. Comecei a velejar com Handrey apenas nos últimos dias de dezembro do ano passado, e conseguimos conquistar nosso primeiro título brasileiro da classe”, destacou Alex di Francesco, único brasileiro campeão mundial da Classe Optimist, em 2021. “Foi uma experiência diferente em Maria Farinha. Sou amigo do Alex há um bom tempo, mas só agora começamos a velejar juntos e que bom que deu certo”, acrescentou Handrey Cantini.

No Brasileiro de 29er, que contou com 12 regatas, a segunda colocação também ficou com ICSC, Clara Meyer e Lívia Nogueira, seguida por Gabriela Vassel, do ICRJ, e Alexia Buuck, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA). “Foi uma competição de alto nível. A gente vinha treinando muito nos últimos meses para alcançar as nossas metas e conseguimos atingir o objetivo de conquistar o título. Temos que agradecer bastante aos pais, técnicos e amigos pelo apoio, esse incentivo é muito importante”, ressaltou Guilherme Menezes, da dupla campeã.

Juntando as duas competições, foram realizadas 22 regatas, no período de 16 a 23 deste mês. O brasileiro conta com 46 velejadores de quatro estados na 420 e 30 velejadores de cinco estados na 29er.

A grande maioria dos competidores dos Brasileiros de 420 e 29er disputará, a partir de terça-feira (25/01), a Copa da Juventude, na raia de Maria Farinha, em busca da classificação para o Mundial da Juventude.

2023
No próximo ano, o Brasileiro de 420 será sediado no Clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre/RS. O Brasileiro 29er acontecerá no Iate Clube de Santa Catarina/SC. As datas oficiais ainda serão divulgadas.

CABANGA

Confira nossos resultados no Brasileiro 420

– Marina Roma e Marcos Arndt (CICP/YC) – 1º Aberta Mista | 3º Geral
– Antônio Roma e João Pedro Cardoso (CICP/ICI) – 3º Aberta Masculino | 5º Geral
– Douglas Said e Marcelo Gabriel Souza (EVI/CICP) – 6º Aberta Masculino | 14º Geral
– Miguel Andrade e Francisco – 12º Aberta Masculino | 22º Geral

Confira nossos resultados no Brasileiro 29er

– Roberto Cardoso e Julia Olliver – 12º Geral

FESTIVAL DE VELA

Só este mês, a subsede do Cabanga em Maria Farinha já sediou quatro competições: Copa Brasil Estreante (06/01 a 09/01), Campeonato Brasileiro de Optimist (10/01 a 17/01), Campeonato Brasileiro de 29er (16/01 a 23/01) e Campeonato Brasileiro de 420 (16/01 a 23/01). A próxima competição que o nosso clube sediará é a Copa da Juventude 2021, de 25 a 29 de janeiro.