Foi dada a largada para o Campeonato Pernambucano 2018 em três modalidades da vela. No último final de semana, nas raias de Recife e Maria Farinha, as classes Laser, Dingue e Snipe deram o pontapé inicial rumo ao título estadual.

Laser

No sábado (17), os velejadores de Laser entraram em ação. Em Maria Farinha, no Litoral Norte de Pernambuco, foram realizadas duas regatas. A primeira foi favorável para o velejador Renan Souto, que foi o primeiro a completar o percurso, seguido por Daniel Dantas, segundo colocado na regata. Na corrida seguinte, as posições foram invertidas e Daniel assumiu a ponta, enquanto Renan caiu para a segunda posição. Com a mesma quantidade de pontos perdidos (3pps), o critério de desempate prevalece na segunda regata, tornando Daniel o primeiro colocado geral da I Etapa do Pernambucano de Laser. Renan é o segundo até o momento, enquanto Sebastião Lins é o terceiro.

Dingue

Já no domingo (18), também em Maria Farinha, foi a vez das embarcações de Dingue. Ao todo, 14 barcos participaram da abertura do Pernambucano. Bom para a embarcação Kamikaze, de Leonardo Almeida e Sofia Hutzler, que venceu as duas regatas e está na liderança da competição. Os velejadores travaram um embate difícil com René Hutzler e Danielle Morais, do barco Aichach, que até o momento são os segundos colocados gerais. A terceira posição após a I Etapa do Estadual pertence ao barco Intrépido, de Luciana Raposo e Danielle Cunha.

Snipe

Também no domingo, só que na raia de Del Chifre, no Porto do Recife, estiveram as embarcações de Snipe. A primeira regata válida pelo Ranking Pernambucano 2018 foi vencida pela dupla Daniel/Tiago, seguidos por Eduardo/Pedro e Júnior/Mateus, respectivamente. Na segunda disputa, as posições se inverteram: Yuri/Gustavo assumiram a ponta, Júnior/Mateus subiram para a segunda colocação e Eduardo/Pedro caíram para o terceiro lugar.

A liderança da competição após a primeira etapa está nas mãos da dupla Yuri/Gustavo. A segunda colocação pertence aos velejadores Júnior/Mateus, enquanto Eduardo/Pedro ocupam o terceiro lugar.