Uma grande experiência! De volta ao Recife, foi assim que o velejador pernambucano Henrique Penna definiu sua participação no Campeonato Sul-Americano de Optimist em Paracas, no Peru, finalizado no último final de semana. Foi a primeira competição fora do país que o atleta do Cabanga Iate Clube de Pernambuco disputou.
Após as cinco acirradas baterias eliminatórias, de alto nível, Henrique ficou entre os melhores e se classificou para a flotilha ouro. Nas regatas finais, ele começou muito bem, mas tomou uma punição por uma manobra e acabou perdendo algumas posições. No final, ele acabou na 48ª colocação – foram 143 competidores de dez países: Brasil, Peru, Argentina, Chile, Uruguai, Equador e Venezuela (América do Sul), além dos convidados Estados Unidos, Porto Rico e México.
Henrique, que antes de viajar, disse a nossa reportagem que gostava de ventos fortes, teve que conviver com uma ventania bem intensa durante toda a competição, a exceção foi o último dia. Outra curiosidade foi a quantidade de pássaros no local das regatas.
PRÓXIMOS PASSOS
Fora da água, Henrique vai correr para “tirar o atraso na escola”. Sobre as competições, em julho, ele deve disputar o Brasil Centro, em São Paulo.
BRASIL CAMPEÃO
A delegação brasileira teve um grande desempenho no Sul-Americano. Arthur Back foi campeão geral, ou melhor bicampeão. Já Joana Freitas foi vice e campeã no feminino. Dos 10 primeiros colocados, sete foram brasileiros.
Fotos: Matias Capizzano