(Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga)
As estreias no Campeonato Pernambucano 2018 seguem a todo vapor. Neste domingo (25 de março), na raia de Maria Farinha, no Litoral Norte do Estado, 13 embarcações de Day Sailer caem na água para a disputa da I Etapa do Estadual. A largada para a competição será dada às 12h, com duas regatas disputadas. Até o final do ano, cinco etapas estão programas, sendo duas delas no Recife.
A expectativa é de que as disputas sejam bastante acirradas este ano, já que a flotilha vem apresentando um crescimento satisfatório de 2017 para cá. Um dos destaques na raia deve ser o velejador Paulo Almeida, com a embarcação Line. O atleta possui nove títulos em várias classes ao longo de dez anos de disputa.
Quem também deve entrar na briga pelo título é o atual campeão pernambucano da classe, Pedro Lima, da embarcação Seu Alcir. O velejador possui um currículo composto por sete Pernambucanos de Laser e dois Estaduais de Day Sailer.
Os estreantes também prometem dar trabalho. A exemplo de Paulo Malta, do barco Godot, que já apresenta bom rendimento na classe. No mês passado, debutando durante a Regata Taça Comodoro, ele foi o grande campeão do dia.
“A flotilha está vindo em um crescimento qualitativo absurdo. A nossa expectativa é que tenhamos um ano de competições muito disputadas e acirradas. Além disso, a classe também tem um clima muito bom de confraternização, característico dos velejadores de Day Sailer”, explicou Lucas Barbalho, capitão da flotilha.
Premiação
Ao final do Campeonato Pernambucano de Day Sailer, será a hora de premiar os grande campeões. Além disso, em comemoração aos 30 anos da Regata Recife/Fernando de Noronha, a flotilha também aderiu ao Troféu Tartaruga, em alusão ao prêmio da Refeno, que carrega o mesmo nome.
A ideia é presentear a penúltima embarcação nas disputas. Além disso, também foi criado o Troféu Proa de Aço, também em clima de muita descontração e brincadeira, para o barco que mais abalroar as outras embarcações, o que não é raro nas competições de monotipo.