A subsede do Cabanga Iate Clube amanheceu nesta terça (24) bastante movimentada com as seis delegações, oriundas de PE, BA, DF, SP, RS e SC, que vieram disputar um dos Campeonatos mais importante do Brasil da classe base da Vela, o “Norte/Nordeste de Optimist, que acontece de hoje até o dia 28 de julho, na praia de Maria Farinha, litoral norte de Pernambuco. A expectativa, a concentração e a amizade tomou conta do lugar, pois mesmo competindo na água, os 40 participantes de 08 a 15 anos, mantiveram-se super companheiros.
Durante a parte da manhã foi realizada a medição dos barcos. Já a tarde houve a regata de abertura com vitória do velejador Yuri Reithler (PE). Logo após foi iniciada a cerimônia de abertura do evento com apresentação da Banda da Marinha, desfile das delegações e hasteamento das Bandeiras. 
” É com muita satisfação que vejo hoje a nossa subsede frequentada por velejadores dessa classe tão importante para a Vela. Quero agradecer a todos os participantes, Marinha, familiares, autoridades e colaboradores. Desejo que façam uma competição saudável e bonita. Que mostrem na raia toda a habilidade e que ganhe o melhor”, enfatizou o comodoro do Cabanga, Carlos Henrique Dantas. 
O Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiro, Marcelo Campel destacou o orgulho de ver essa nova geração se transformando em excelentes marinheiros. O vice-presidente da ABCO, Hans Hutzler desejou boa sorte a todos encerrando o evento.