O Instituto Cabanga de Responsabilidade Social e o Cabanga Iate Clube de Pernambuco abriram as portas do clube e receberam a visita de crianças atípicas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down. Elas conhecerem o Clube no último domingo (22/09). Essa ação integra a programação da 35ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno), que tem partida no próximo sábado (28/09), no Marco Zero, Recife, às 11h.

Além de conhecer o clube e o mundo náutico, as crianças deram um passeio de barco na Bacia do Pina em algumas das embarcações inscritas na Refeno, The Chosen, do comandante Pedro Trevisan Santana, Jubartes, do comandante Jairo Machado Filho, Elan II do comandante Alberto Garcia Fernandes Velasco , Entre Pólos do comandante Ademir De Miranda , Oceano do comandante Danilo Ribeiro Cardoso Terra e Constellation do comandante William Carvalho.

Para a fonoaudióloga e mãe de uma criança com Síndrome de Down, Karine Dutra, falou dos benefícios que estas crianças tiveram ao vivenciar essa experiencia que o Cabanga proporcionou e parabenizou o clube pela iniciativa:

“Quando eles exploram o barco ativa muito a parte sensorial, tem a parte cognitiva ativada, eles sentem que são capitães dos barcos, estimula a comunicação porque vão falando e perguntando, além da questão do equilíbrio, pois a plataforma é instável e flutua, então tem que trabalhar a parte motora. Então foi só benefícios, quando eu paro para pensar, só vejo coisas boas que a gente conseguiu ter com essa iniciativa de vocês, parabéns mais uma vez, que Deus continue lhe abençoando e iluminando para que vocês continuem olhando para nossas crianças, obrigada!”, disse a fonoaudióloga.

Miguel Oliveira, uma das crianças que fez parte da ação social, falou sobre seu sentimento em relação a experiencia vivida. “Muito legal, explorei muito os barcos e os brinquedos, achei muito interessante. No fim do passeio, eu até fui entrevistado pela Globo e pela Folha de Pernambuco. Foi uma experiencia muito boa, muito valiosa, que vai ficar na memória.”, disse Miguel.

Paula Ramos, funcionária do Cabanga, comentou sobre a ação social realizada pelo clube. ” Cabanga está imensamente feliz, por estar proporcionando essa experiencia, para este tipo de público. O objetivo é justamente apresentar a Refeno para outras pessoas. Pessoalmente estou muito feliz, porque eu tenho uma filha com Síndrome de Down e participar dessa experiencia foi muito legal.”, disse Paula.

A psicóloga, Cristiane Gomes, comentou sobre a expectativa alcançada sobre a ação. “Eu acho bastante importante essa integração, para que as crianças com Transtorno de Espectro Autista se sintam parte disso tudo, que eles conheçam como funciona, como é a vida marinha, como é que é dentro de um Veleiro, a expectativa foi totalmente superada, eles amaram essa ação”, disse a a psicóloga.

REALIZAÇÃO, PATROCÍNIO e APOIO

A 35ª Refeno é uma realização do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Instituto Cabanga de Responsabilidade Social. Tem o patrocínio Heineken 0.0, Allcatrazes, Dislub Energia, Copergás, Empetur, Banco do Nordeste – Governo Federal Brasil União e Reconstrução, Exmed e Shineray Eletric. E apoio da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Pernambuco, Terceiro Distrito Naval, Capitania dos Portos de Pernambuco, ICMBio, Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Artesanato Pernambuco, Adepe, Indústrias Becker, Agemar, CP Green Carlos Pinto Advocacia Estratégica, Federação Pernambucana de Vela, ABVO, Pernambuco Iate Clube, Jab Revela, Recife Marina, Porto Novo Recife, NACC e Livedot Tracking.

A 35ª Refeno preza pela preservação da natureza e a sustentabilidade em todo o evento. Faça também a sua parte!