Idealizada há 18 anos, a Regata Vicente Pinzón-Vila Galé nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón às terras Brasileiras, antecedendo a chegada de Pedro Álvares Cabral, conforme registros históricos. Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pinzón continuou seu périplo por mares nunca antes navegados.

Através da navegação à vela, a regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos de pré-descoberta do Brasil. Foi assim que surgiu a ideia de criar a competição, iniciada em 2002 e que teve como idealizador Álvaro da Fonte, Capitão da Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo).

“Fico honrado em ter sido o idealizador da Regata Vicente Pinzón-Vila Galé, que agora chega à 18ª edição. Em 2002, velejava de prancha em Suape e já me encantava com toda a exuberância natural e com a história do intrépido velejador espanhol. Tanto que batizei meu pequeno barco a motor com o seu nome. Na oportunidade, recebi um convite para compor a Secretaria de Turismo do Cabo de Santo Agostinho e, como já existia o Instituto Pinzón, que criou uma festividade para homenagear e celebrar a descoberta do Brasil por Pinzón, observei que tinha várias atividades esportivas e culturais, mas nada com vela. O que na minha visão tinha tudo a ver”, explicou Álvaro da Fonte sobre o início da trajetória da Regata.

Na sequência, o Capitão da Frevo procurou o então secretário de Turismo do Cabo com a ideia de criar a Regata Vicente Pinzón-Vila Galé e compartilhou com os velejadores de Oceano. Assim, Álvaro de Fonte juntou-se a Vicente Gallo para organizar a primeira regata.

“Participei no Ave Rara. Foi a minha primeira regata e velejada em um veleiro de Oceano. Pronto, foi amor à primeira velejada e entrei para a família. Fizemos a primeira na Ilha de Tatuoca, em Biu, a segunda partimos para o Hotel Cézar Parque, na época com esse nome, e a terceira foi um estouro com recorde de participantes”, relembrou.

Desde 2018, a Regata Vicente Pinzón-Vila Galé é promovida pelo Cabanga e pelo Hotel Vila Galé do Cabo de Santo Agostinho. A partida será neste sábado (25), às 8h, com a chegada no Porto de Suape. À noite, haverá o Jantar de Premiação no Vila Galé, all inclusive para os participantes.