(Foto: Paullo Allmeida)
O Comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Delmiro da Cruz Gouveia, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento, nesta terça-feira (02 de janeiro), do ex-ministro Armando Monteiro Filho, 92 anos, pai de um dos sócios mais ativos do nosso clube, Eduardo Queiroz Monteiro; e avô do nosso Diretor Institucional, Planejamento e Gestão, Sérgio Monteiro Cavalcanti.
Engenheiro por formação, Armando Monteiro Filho entrou na política assim que começou a cursar faculdade de Engenharia em 1945.
No ano de 1951, foi nomeado secretário estadual de Viação e Obras Públicas. Ficou no cargo até 1954, quando assumiu vaga aberta na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em outubro daquele mesmo ano, candidato pelo PSD, foi o deputado federal mais votado. Em 1955 assumiu o mandato e reelegeu-se deputado federal em 1958. No governo de João Goulart foi nomeado ministro da Agricultura.
“Dr. Armando foi uma pessoa engajada no desenvolvimento econômico industrial do Estado, mas sempre preocupado com os movimentos sociais. O Estado e o Brasil perdem uma referência como homem e empresário, lacuna esta dificilmente preenchida”, comentou o Comodoro do Cabanga, Delmiro da Cruz Gouveia.