A vida é feita por sonhos e metas a serem realizadas. Um de cada vez. Alguns são conquistados mais rápidos, outros demoram a acontecer. E quem pode falar muito bem sobre isso é o comandante Ralf Merschmann. Ele participará da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha pela terceira vez. Porém, neste ano, a sensação é diferente. As duas primeiras ele estava no barco de amigos e agora será o capitão do seu próprio veleiro batizado de Galego, estreante na competição.

“Participar da Refeno com o próprio barco é um sonho e que agora está se tornando uma realidade. Mas, além do sonho, tem o desafio de atender as exigências, fazer a subida com o mau tempo neste período para quem vem do Sul e Sudeste. No final, serão 1.700 milhas de Ubatuba, em São Paulo, até Fernando de Noronha. E, na volta, serão mais 1.700 milhas”, afirmou o comandante.

O esforço, no entanto, é bem recompensado. Seja na chegada ao Cabanga ou em Fernando de Noronha, após a partida marcada para o dia 12 de outubro. Ralf Merschmann, que veio acompanhado do amigo Brasílio de Mello Neto, já conta os dias para o início dos eventos da 31ª Refeno.

“Todo esse esforço vale a pena e tem uma recompensa. Quando chegamos ao Cabanga fomos surpreendentemente bem recebidos por pessoas simpáticas e atenciosas. A regata em si também é uma recompensa pela chegada à Fernando de Noronha e ainda tem os eventos que iniciam no dia 6 de outubro. Será uma festa sensacional que reunirá grandes velejadores de todo o Brasil”, concluiu Ralf Merschmann.

O barco Galego tem apenas dois anos e o nome foi dado em homenagem à esposa do comandante, Elvira Merschmann, que é de origem Galega, na Espanha.