Sócio e velejador do Cabanga, Geraldo Araújo viajou nesta quarta-feira (10/04) para o Panamá, na América Central. Ele vai dar sequência à travessia de Volta ao Mundo a bordo do Hepadu, um veleiro de 23 pés (7,5 metros). Será o primeiro barco do Cabanga a cruzar o Canal do Panamá.
Antes de seguir para a segunda etapa da aventura, Geraldo foi recebido pelo Comodoro Altair Júnior, que desejou uma boa viagem e passou todo o apoio do Clube para a empreitada.
VEJA COMO FOI A QUINTA NÁUTICA
Geraldo concluiu a primeira etapa do percurso (Recife ao Panamá). Ele contou essa experiência na Quinta Náutica na semana passada – a conversa está disponível no canal do Cabanga no YouTube. Alguns pontos da travessia foram feitos ao lado da esposa Andréa Cardoso. Em maio, no segundo mês da travessia, eles estavam indo para o Panamá quando o leme quebrou. O casal ficou à deriva controlada e conseguiu chegar em Barranquilla, na Colômbia.
PRÓXIMAS MILHAS
Na nova etapa, Geraldo vai navegar em solitário. O velejador vai cruzar o Canal do Panamá dia 27 deste mês e seguirá viagem por mais seis meses.
A travessia originalmente estava dividida em seis partes: Oceano Atlântico, Pacífico Sul, Oceano Índico Norte, Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico. Mas com a atual guerra no Oriente Médio, ficou inviável a passagem pelo Mar Vermelho no momento.
Nesta segunda etapa da viagem o objetivo será a travessia do Oceano Pacífico até a Austrália, com uma parada técnica em Darwin. “Não será fácil esta etapa, aliás mais difícil. O Pacífico está “calmo” no período de maio a outubro, isto é, sem os grandes tufões que assolam a parte sudoeste”, destacou Geraldo Araújo.
A chegada estimada em Darwin está prevista para o início de outubro. “Depois vamos definir qual a passagem. Mar Vermelho se a guerra finalizar ou pela África do Sul através do Cabo da Boa Esperança”, finalizou o velejador.