Barcos ao mar! A partida da 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha-Refeno foi realizada neste sábado (23/09), do Marco Zero da capital pernambucana. 89 veleiros iniciaram a travessia das 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago. Da lista inicial de inscritos, apenas o João de Botas não seguiu para Noronha.

Foto: Diego Lins/ After Click/Cabanga

A partida foi dividida em cinco grupos separados por horário a partir do meio-dia. Na disputa pelo Fita Azul, o Adrenalina Pura, Aventureiro 4, Reforça D4 e Kastel Patoruzú saíram às 14h.

Um tiro de canhão anunciou a partida de cada grupo. Além disso, a Bateria Gigante do Samba animou o público no Marco Zero do Recife.

ACOMPANHE AO VIVO A TRAVESSIA ATÉ NORONHA

A grande novidade da Refeno deste ano é que a regata está ainda mais sustentável. Com apoio do Genio Carbon, 2023 vai marcar a primeira regata oceânica carbono neutro da América Latina. O Genio Carbon, além de medir as emissões de gases do Efeito Estufa do evento, também vai realizar a compensação dessas emissões, através da plataforma Genio Carbon Marketplace.

“A Refeno é um sucesso total. O público mais uma vez se fez presente no Marco Zero para acompanhar o desfile dos barcos. Agradecemos ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas pelo apoio. Além disso, a Refeno sempre inovando. Desta vez, fomos a primeira regata Carbono Zero”, disse o Comodoro Delmiro Gouveia. 

Foto: Diego Lins/ After Click/Cabanga

A partida foi transmitida pelo canal do YouTube da Refeno. A narração foi feita pelo jornalista Ronan Tardin com comentários de Ricardo Baggio, o Kadu, ex-Sportv.

Velejador e referência no mundo náutico, seja na organização de regatas ou como gestor esportivo, Kadu ao vivo a partida dos barcos rumo ao arquipélago. 

Entre outras participações em transmissões esportivas, com as das regatas da Volvo do Brasil , Kadu foi comentarista de Vela do Sportv nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996  a Tóquio- 2021.

“Foi impressionante a partida do público na partida da Refeno”, resumiu o comentarista.

BARCOS PARTICIPANTES

A Maior Regata Oceânica da América Latina conta com a participação de 88 barcos, de 15 estados do Brasil. Os estados com maior representatividade são Bahia, Pernambuco e São Paulo, com 16 veleiros cada. Em seguida, o Rio de Janeiro vem com 11 barcos. Também estão na competição embarcações de Rio Grande do Sul (6); Paraíba e Paraná (3); Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina (2 cada); Pará, Alagoas e Distrito Federal (1 cada).

Tem ainda quatro estrangeiros, sendo três da Argentina – Ladino, Wisdom e Talisman– e um da África do Sul, o Arabella. Reforçando que a organização da regata e ICMBio estipulam como limite 100 embarcações para o evento.

ADRENALINA PURA

Maior campeão da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, uma das grandes atrações da edição 2023, o Adrenalina Pura está de volta. O barco agora pertence aos empresários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto.

Faz 15 anos que o Adrenalina Pura não participa da Refeno – a última vez foi em 2008. Com o antigo dono, a embarcação foi Fita Azul em todas as sete participações (2000/2001/2002/2005/2006/2007 e 2008). É ainda o recordista da regata ao ter cravado em 2007 a travessia da capital pernambucana até o arquipélago em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos.

FITA AZUL

O atual Fita Azul da Refeno é o barco pernambucano Aventureiro 4, do comandante Hans Hutzler, que fez a travessia das 300 milhas náuticas em 2022 em 32 horas, 49 minutos e 46 segundos. Com um detalhe: ele velejou sozinho, como presente de 50 anos. O Aventureiro estará de novo na disputa esse ano.

PATROCINADORES E APOIO

A Refeno 2023 tem o patrocínio do Governo Federal, Embratur, Banco do Nordeste, Heineken, Kroma e Allcatrazes.

A regata também conta com o apoio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adepe, Noronha Pernambuco, ICMBio, Porto do Recife S.A, Porto Novo Recife, Genio Carbon, Shineray, Becker, Recife Marina, FPVEla, CBVela, Agemar, Coca-Cola, Sundown e Dislub.

Fotos: Diego Lins/ After Click/Cabanga