A primeira atividade do penúltimo dia da quinta edição da Colônia Férias Velejando, promovida pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com a Vale do Ave Empreendimentos, foi dedicada à oficina de badminton. De acordo com Inaldo Leite, instrutor da oficina, a colônia de férias é uma excelente oportunidade para promover a prática da diversidade esportiva.

“O badminton hoje está em desenvolvimento muito mais por iniciativas de grupos e pessoas do que pelas instituições. A colônia de férias é uma oportunidade de você implantar essa diversidade. Em alguns clubes de vela dos EUA, por exemplo, nos dias que não tem vento os velejadores jogam badminton”, explicou Inaldo Freire, que é um dos fundadores da Federação Pernambucana do esporte e atualmente desenvolve um projeto no Centro de Esportes Santos Dumont, em Boa Viagem.

Outro importante ganho de se praticar badminton ou qualquer outro esporte é na formação de cidadania do indivíduo. “Nada melhor que aproveitar esse público da colônia para reforçar essa função social. O esporte leva a uma vivência de troca de conhecimento, decisão de regras, combinar jogadas, com isso o esporte torna-se um elemento importante para formação da cidadania, respeito, entender os limites, conhecer os colegas”, comentou Inaldo, que ministrou a oficina com Paulo Fernando.

FESTA
Devido ao jogo do Brasil x Colômbia nesta sexta-feira (4), pelas quartas de final da Copa do Mundo, a confraternização da Colônia Férias Velejando foi antecipada para a noite desta quinta-feira (3), às 18h. Antes da confraternização, os participantes participarão de uma gincana e aula teórica de vela.

COLÔNIA
Durante cinco dias – de 30 de junho a 4 de julho – as mais de 30 crianças participantes vivenciaram, de forma lúdica, a introdução ao esporte à vela. Nove instrutores participam da Colônia. Edival Júnior, Sueli Cavalcanti, Edna Melo e Idson Fágner serão os responsáveis por toda coordenação do evento. Os quatro terão a ajuda dos já veteranos velejadores de Optimist do clube, Thiago Soares, Victor Soares, Tiago Monteiro, Guilherme Sant Anna e Júlia Ollivier.