No domingo, conforme a previsão meteorológica, o vento Leste na faixa de 10 a 13 nós e o céu razoavelmente coberto, com até algumas nuvens de chuva, permitiu que a grande maioria dos veleiros de oceano usasse suas velas de ventos folgados durante o percurso. Gennakers e balões foram usados praticamente por todos os participantes e, quem os mareou bem, conseguiu descer após a boia Norte e dentro do Porto do Recife, ainda com os mesmos içados.

Foi uma regata muito bonita e tranquila para os veleiros da classe Oceano.

Nosso primeiro destaque vai para os multicascos da classe MOCRA, onde o veleiro Centauro, do Comandante Álvaro da Fonte, já segue levando o seu segundo troféu de primeiro lugar das regatas desta classe até agora. O catamaran Safena do Comandante Marcelo Soares ficou em segundo lugar e em terceiro lugar, o trimaran Alagoano Fandango, do Comandante José Patriota. Esta foi a quinta regata da classe MOCRA no Brasil e pelo visto a coisa vai ficar animada em 2013!

Na classe trimarans de oceano, que correm pelo tempo real, destacamos o veleiro Fandango que ficou em primeiro lugar seguido do Suva 04 e nos catamarans de oceano, destacamos a impressionante vitória do Bérrio, veleiro Paraibano do Comandante Ronaldo Barbosa sobre o Safena.

Nos monocascos, não podemos deixar de mencionar o desempenho do veleiro Tempo, do Comandante Edvaldo Barbosa, que mesmo sendo um dos poucos que não içou sua vela de empopada, conseguiu o primeiro lugar no tempo corrigido geral entre todos os monocascos, seguido do Avoador do Comandante Flávio Lobo e do Avatar do Comandante Paulo Almeida Filho. As disputas nas classes RGS A, RGS B e RGS R também foram muito interessantes, especialmente se observarmos as diferenças nos tempos corrigidos, para uma regata de mais de quatro horas!

Um destaque especial para o veleiro Jucat da classe aberta, foi o primeiro veleiro dos que montaram a Boia Norte a cruzar a linha de chegada, com o impressionante tempo real de 03h09m47s.

Para finalizar, não poderíamos omitir a comemoração do Comandante João Paulo Lins e Mello do veleiro Resgate, que em homenagem ao seu querido time de futebol, içou uma enorme bandeira do Náutico no mastro de seu veleiro quando da sua chegada ao porto do Recife!

Classificação geral:

RGS B: 1- Avoador, 2- Lavienrose, 3- Belatrix

RGS A: 1- Tempo, 2- Carcará, 3- Fantasia

RGS R: 1- Avatar, 2- Morning Breeze, 3- Resgate

Catamaran: 1- Berrior, 2- Safena

Trimaran: 1- Fandango, 2- Suva 04, 3- Centauro

Aberta: 1- Jucat, 2- Maui

Mocra: 1- Centauro, 2- Safena, 3- Fandango