A vela foi a grande responsável pela união do casal Renato Valentim e Berenice Chiarello. Os paulistas se conheceram em 1999, durante uma atividade para deficientes em barcos de day sailer e desde então estão unidos. Ambos já foram campeões paulistas da classe, juntos, e disputam neste final de semana o Campeonato Brasileiro de DS, no Cabanga de Maria Farinha, a bordo do Quest.

“Eu sou fisioterapeuta de formação e um dia fomos fazer uma atividade esportiva com deficientes físicos. Sobrou para mim a vela e foi quando eu conheci Renato. Na primeira vez que entramos no barcos juntos, tombamos e caímos no mar”, relembra Berenice.

Renato sempre teve uma vida ligada ao esporte. Já velejava e praticava outras atividades, como ciclismo, montanhismo e corrida. O velejador garante que, no barco, o comando é da esposa.

“Nunca brigamos no mar. Sempre tivemos uma relação saudável. O que acontece muitas vezes é ela gritar comigo, porque eu falo muito baixo”, brincou.

Após seis regatas disputadas, o Quest ocupa o terceiro lugar na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Day Sailer. Para Berenice, o esporte é um dos grandes responsáveis pela união do casal há tanto tempo.

“Nós dois somos fanáticos por esportes. Amamos a natureza. Ele é timoneiro e eu sou proeira. Funciona muito bem a nossa parceria, principalmente em vento fraco”, completou Berenice.

SEGUNDO DIA DE PROVAS

O barco pernambucano Seu Alcir (Pedro Lima e Bruno Dourado) segue crescendo no Campeonato Brasileiro de Day Sailer. Neste sábado (16/11), a embarcação assumiu o segundo lugar, com 12 Pontos Perdidos (PPs), empatado com o próprio Quest. A liderança é do Black Jack (Vitor Hugo e Leonardo JP), de São Paulo.

A programação de regatas do Brasileiro segue sem alteração, graças ao vento de Maria Farinha. Todas as seis provas previstas até agora foram realizadas. Outras três acontecem neste domingo (17), no encerramento da competição. Confira, abaixo, a classificação completa.